quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Prezi – Uma dinâmica diferente nas suas apresentações

Actualmente um bom orador faz-se sempre acompanhar de algum tipo de suporte informático onde apoia o seu discurso com palavras-chave ou imagens que de alguma forma cativem a atenção do público. A forma mais usual é a utilização de diapositivos do PowerPoint, uma vez que está praticamente à disposição de todos e é de utilização bastante intuitiva. No entanto, se o orador não for um criativo, o mais provável é que o suporte ao seu discurso seja maçador e pouco apelativo.

De forma a contornar esta situação o Prezi pode ser uma boa alternativa ao clássico PowerPoint. Apresenta-se também muito intuitivo, para quem cria as apresentações, mas muito mais dinâmico para o público.


Segundo os criadores, o Prezi surgiu a partir do conceito básico do quadro preto que todos nos acostumámos a ver nas salas de aula, desde a escola primária, onde o professor escrevia e ia desenvolvendo um raciocínio interagindo com os alunos. Seguindo essa ideia, o Prezi é como um quadro virtual que transforma as apresentações mais atraentes à atenção do público, fazendo com que este interaja mais com o orador.

O Prezi apresenta-se como uma ferramenta bastante intuitiva e os novos menus, melhorados recentemente, contribuem de forma relevante para essa característica. Tudo assenta na tecnologia Flash, da Adobe, e consegue ser bastante rico em efeitos e movimentos que dão vida à apresentação e fazem despertar o interesse do público.


De uma forma geral, a partir de uma tela em branco ou, para quem é menos criativo, de um dos templatesdisponíveis, é possível criar uma apresentação dinâmica com frames de várias dimensões e com diferentes profundidades, onde se podem adicionar imagens, vídeos, texto ou mesmo apresentações no formato .ppt a que se queira dar uma nova roupagem.

O separador Learn está munido de vários vídeos que ajudam de uma forma rápida a perceber como o Prezi funciona.


Clique na imagem para visualizar este exemplo de apresentação.

As principais funcionalidades do Prezi são:
  • Adicionar novos frames com diversos layouts
  • Alterar o tema dos templates
  • Adicionar imagens de ficheiros ou directamente do Google, através de pesquisa directa no programa ou do URL da imagem pretendida
  • Adicionar desenhos ou símbolos à apresentação
  • Introduzir vídeos a partir do computador ou directamente do Youtube
  • Inserir slides do PowerPoint
  • Guardar o Prezi em PDF
  • Partilhar o Prezi com outros utilizadores para visualização ou edição

As apresentações Prezi podem ser feitas online ou, fazendo o download da apresentação, a partir de qualquer computador, sem ser necessário preocupações com a localização de ficheiros introduzidos, nomeadamente vídeos.

Vídeo de demonstração

Modalidades de utilização e preços

O Prezi encontra-se disponível online de forma gratuita e é suficiente para quem faz poucas apresentações, tendo um limite máximo de armazenamento de 100MB. A juntar a isso, na versão gratuita, a apresentação criada fica obrigatoriamente definida como pública.

Para quem faz apresentações mais frequentemente existem dois tipos de licenças pagas: a Enjoy com 500MB e a Pro com 2GB. Nestas, as apresentações já poderão ser privadas e na versão Pro é possível utilizar uma ferramenta de edição offline.

Para estudantes e professores existem as licenças académicas, acessíveis através de registo com email do estabelecimento de ensino, que lhes conferem a licença Enjoy Edu de forma gratuita, com todas as caracteríricas de versão paga Enjoy. Para fazer o registo da versão Edu deve usar esta ligação. Mais informação acerca de preços e características aqui.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha