quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Azeitona: a Pisada, a Retalhada e até à Conserva

feature photo

A partir de Outubro começa-se a colher a azeitona nas suas várias fases de crescimento para consumo. Aqui ficam algumas formas de as preparar:

Azeitonas Pisadas

As primeiras azeitonas a poderem ser consumidas são as pisadas ou britadas. São deliciosas temperadas com sal e orégãos, ou com alho, sal, azeite e orégãos. As azeitonas são apanhadas ainda verdes e são marteladas com uma pedra ou martelo. Têm de ficar de molho durante cerca de 15 dias, e a água tem de ser sempre mudada diariamente para adoçá-las. Tempera-se a água com sal. No Alentejo é costume comer-se com rábano cortado às fatias finas.


Azeitonas Retalhadas

A azeitona retalhada é apanhada já um pouco mais madura do que a pisada embora ainda seja considerada verde. Estas azeitonas são temperadas de uma forma muito semelhante às azeitonas pisadas, sempre a mudar a água todos os dias durante 10 a 12 dias. Continua-se a mudar mais 3 ou 4 dias mas a juntar um punhado de sal. São igualmente boas temperadas da mesma forma uma vez adoçadas com orégãos e sal. Pode-se juntar umas folhas de louro também. Estas azeitonas são ainda mais carnudas do que as pisadas pois ficam mais tempo na árvore.



Azeitona para Conserva

Na fase final da apanha da azeitona, apanham-se as azeitonas para conserva. Estas demoram mais tempo a ficaram boas para consumo, mas também duram até à próxima colheita. A água da azeitona de conserva não se muda como as outras. Deixam-se as azeitonas estar de molho a adoçar durante 3 meses na mesma água. Perto da Semana Santa, lavam-se as azeitonas e temperam-se com sal, orégãos e louro. Há quem tempere com folha de laranjeira ou tomilho também. Depois de 15 dias começa-se a provar para ver se estão boas para consumo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha