Pub

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Deverão os pais colocar fotos dos filhos no Facebook?

O Facebook é hoje a maior rede social na Internet. Há utilizadores que usam esta rede social para divulgação de trabalhos/projetos/empresas, outros usam-na para encontrar amigos e com eles partilhar as mais diversas informações (ex. fotografias,vídeos, etc) outros usam-na para serem aquilo que não conseguem ser na vida real…etc, etc…

No campo afectivo, são muitos os pais que começam a partilhar as fotografias dos seus filhos desde o momento em que este nasceu (muitos até as ecografias partilham)...

Mas…será correcto e consciente os pais colocarem as fotos dos filhos no Facebook?


É hoje comum dizer-se que …”Quem não tem Facebook…não existe !!!”. Esta moda das redes sociais pegou forte pois conseguiu chegar a todas as faixas etárias e é hoje difícil encontrar alguém que não possua um perfil no Facebook. No entanto, considero que continua a existir falta de formação na utilização das redes sociais e outros serviços online, pois muitos dos utilizadores partilham demasiada informação que pode ser usada, por outros, para os mais diversos fins (ex. Vamos de férias, tiramos umas fotos e dizemos que estamos no Algarve…não estaremos a dar informações aos ladrões que não temos ninguém na nossa casa???…além disso, o ladrão até já sabe por onde entrar porque também partilhamos umas fotos da nossa casa o que facilita o “esquema” de assalto)…nunca se esqueçam, que tal como na vida real, a rede social também tem pessoas boas (e com boas intenções) e pessoas más!

Bem, mas hoje a questão é outra: Deverão os pais colocar fotos dos filhos no Facebook?

Recentemente apareceu no facebook uma onda de pedidos para votar nos filhos de amigos que tenho no facebook. Pelo que analisei, trata-se de um concurso levado a cabo por uma empresa da área da nutrição para bebés onde os utilizadores colocam as fotografias dos seus filhos e vão partilhando, entre os amigos, em busca de votos. Mas terão as crianças (poucos meses/anos de idade) pedido aos pais para participar em tal concurso? Será que os pais pediram aos filhos para usar as fotografias deles?


A exposição/exibição de fotografias de menores (desde crianças recém-nascidas a crianças já com alguma idade) sempre levantou algumas questões que se prendem com a responsabilidade que os pais têm nestas acções, isto porque:
Não poderão essas fotografias chegar facilmente a redes de pedofilia? (Depois de estarem online.. qualquer um as pode obter e usar)
Não poderão essas fotografias ser publicadas noutros sites?
Não poderão as fotografias do seu filho ser alvo de montagens? (Já pensou se a fotografia do seu filho passou a fazer parte de uma “corrente” da Internet)
Partilhando as fotografias do seu filho e indicando onde está (nesse momento), não será fácil encontrá-lo?
É importante ter a foto do seu filho na rede Social? Qual o objetivo?

Fica a grande interrogação:

Deverão os pais colocar fotos dos filhos no Facebook?

Fonte: Pplware

Nenhum comentário:

Postar um comentário