quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Vamos conhecer melhor a CloudPT (1)

A PT apresentou esta semana o seu mais recente produto, virado para todos os utilizadores e seguindo uma tendência cada vez mais vista. O seu serviço CloudPT está a gerar um grande interesse nos utilizadores, não apenas por ser um produto nacional e aberto para todos, mas também pelas suas características que o distingue dos restantes serviços similares que podemos encontrar na Internet.

O facto de atribuir a cada utilizador uma quota de 16GB atrai de imediato e demarca-a das restantes. O Pplware teve já acesso à plataforma CloudPT e mostra o que podem encontrar na sua interface e funcionalidades.


A CloudPT segue os desenvolvimentos dos melhores serviços web ao dar acesso aos utilizadores através das mais variadas plataformas e com clientes específicos para cada uma dessas plataformas.

A gestão central do serviço deverá assentar na interface web do mesmo. Depois de fazerem o login com a vossa conta do Login PT são direccionados para a interface principal do CloudPT.

Nessa interface podem ver todos os ficheiros e pastas que têm alojadas no serviço. Pode gerir de forma simples todos os ficheiros e pastas, partilhar com quem entenderem e gerirem a vossa conta.

A interface é muito limpa e simples, sem que isso signifique que tem funções ou características esquecidas. Tudo está disponível de forma simples, intuitiva e de rápido acesso

O menu lateral esquerdo dá-vos acesso às diferentes zonas do CloudPT e é por aqui que devem alternar entre as diversas funções.

Todos os Ficheiros

Esta zona permite que façam toda a gestão dos ficheiros e pastas presentes no CloudPT. Podem ver os ficheiros sob diversas formas de arrumação e ter acesso aos ficheiros eliminados.

Para cada ficheiro existe a possibilidade de terem acesso a um zona específica de informação e funções. Para além de poderem ter acesso a uma pré-visualização desse ficheiro (se disponível), podem descarregá-lo, renomeá-lo, eliminá-lo ou partilhá-lo publicamente ou directamente nas redes sociais.


Uma funcionalidade que vai ser útil a todos e que a PT disponibiliza desde já é a possibilidade de reverterem ficheiros para versões anteriores. Desta forma fica salvaguardada a garantia de que podem voltar atrás depois de o upload de um ficheiro com problemas ou numa versão não desejada.

O acesso a esta função pode ser feito pelas propriedades do ficheiro. Estes ficheiros de salvaguarda estão também disponíveis na visualização de ficheiros removidos.


A forma de carregar ficheiros no CloudPT é feita de forma simples e rápida. Basta que arrastem os ficheiros ou pastas para a sua interface e estes são e imediato enviados para o serviço. De notar que o browser a ser usado tem de ter suporte para esta função.

Caso prefiram podem sempre usar o método tradicional de envio de ficheiros através do brower. Esta opção está disponível no canto superior direito.


Durante o processo de envio dos ficheiros ou pastas é mostrada uma indicação do estado do processo. Neste podem acompanhar o processo e interrompe-lo a qualquer altura.

Esta janela de indicação pode ser fechada a qualquer altura ou minimizada para posterior consulta.


O CloudPT está preparado para permitir aos utilizadores terem acesso às suas imagens de forma plena, permitindo que estas sejam vistas numa galeria.

Nessa interface podem descarregar cada uma das imagens, partilhá-la ou eliminá-la. Esta galeria é mostrada para cada pasta e é activada na barra de função, na zona de visualização.


Uma das funções que de certeza irá agradar aos utilizadores é a possibilidade de partilharem ficheiros com outros utilizadores ou de forma pública.

Depois de seleccionarem a opção de partilha de um ficheiro devem definir se pretendem a partilha pública e copiar o link gerado. Estão disponíveis de imediato botões de partilha por email e redes sociais.


Uma outra opção de partilha é a de pastas em equipa. Tal como na partilha de ficheiros podem decidir se pretendem uma partilha pública ou por equipas. No último caso devem definir quais os emails dos utilizadores da CloudPT que pretendem adicionar a essa partilha.


Estas são as principais funcionalidades da interface de gestão de ficheiros e pastas do CloudPT. Esta será provavelmente a zona do CloudPT que mais vezes irão usar.
Ver Partilhas

A gestão das partilhas efectuadas tem uma zona específica. Nessa zona podem ver os dois tipos de partilhas disponíveis, as públicas e as em equipa.

Cada uma dessas zonas mostra os ficheiros ou pastas que lhes estão afectos e os utilizadores podem controlar se pretendem que essa partilha seja ou não mantida.


Uma vez eliminada uma partilha o acesso a esses ficheiros ou pasta deixa de ser possível e caso seja gerada uma nova partilha o link será diferente.

Configurações

A zona de configurações do CloudPT permite que os utilizadores tenham acesso aos dados gerais da sua conta CloudPT.

Pode ver o espaço ocupado e livre, o número de convites disponíveis e fazer a gestão dos diferentes dispositivos associados a cada conta, por tipo.

Está ainda disponível o vosso ID CloudPT, passível de ser usado na API disponível e onde podem também eliminar a vossa conta.

Eventos

Por fim está disponível a zona de eventos do CloudPT. Aqui vão poder ter acesso a todos os processos que ocorreram com a vossa conta. Podem ver quais os ficheiros submetidos e quando, quer tenham sido submetidos pela interface Web ou uma das aplicações disponíveis.

Claro que está também disponível informação sobre a criação de pastas, eliminação de ficheiros e pastas e até a autorização de novas aplicações de outros dispositivos.

Este é o centro de registos da CloudPT e é onde podem controlar a vossa utilização.



A CloudPT está lentamente a ser disponibilizado aos utilizadores que solicitaram um convite e que estão ansiosos para o testar e conhecer melhor. Devem apenas aguardar que vos seja enviado esse convite e posteriormente começarem a usar.

É um serviço bem estruturado, com as funcionalidades esperadas e que se distingue da concorrência com algumas características únicas.

Testem e vejam o que ele vos pode trazer de melhoria face aos actuais.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha