sábado, 5 de janeiro de 2013

Cinema Paraíso: Os filmes mais aguardados de 2013 (Parte 1)


Financeiramente, 2013 será certamente um ano difícil para todos os portugueses. Mas pelo menos o cinema continua a dar-nos inúmeras razões para sorrirmos e para encararmos o futuro com esperança!

Les Misérables

É o primeiro da lista porque é o único que já estreou nas salas de cinema portuguesas. Depois de receber o Óscar por “The King’s Speech”, Tom Hooper volta à carga com mais uma adaptação cinematográfica do eterno romance clássico de Victor Hugo. Desta feita, a trama adota os contornos de um musical pomposo e deveras ambicioso, onde nomes como Hugh Jackman, Russel Crowe e Anne Hathaway mostram os seus dotes vocais. A não perder para os fãs acérrimos do género musical.

Pacific Rim

Guillermo del Toro não será dos realizadores mais prolíficos do cinema moderno, pois dedica-se bastante à produção e não se coloca no posto de comando com a frequência que todos desejaríamos. No entanto, isso apenas torna cada um dos seus filmes mais especial. “Pacific Rim” já há muito que estava na mente do talentoso realizador mexicano. E, a julgar pelas primeiras imagens, parece que vamos estar perante um dos filmes mais espetaculares do ano. Preparem-se para o fim do mundo mais cool de todos os tempos…

The Impossible

Depois de Clint Eastwood ter abordado levemente o assunto em “Hereafter”, este é o primeiro grande filme sobre o trágico tsunami que devastou as costas do oceano Índico aqui há uns anos. O realizador é o mesmo do muito aclamado “El Orfanato” e o desempenho de Naomi Watts tem sido bastante elogiado, pelo que só podemos esperar algo de verdadeiramente arrepiante.

The Wolf of Wall Street

Será a quinta colaboração entre Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio, cimentando ainda mais uma relação de trabalho que já deu os seus frutos no passado recente. Após o mais divertido e fantasioso “Hugo”, Scorsese regressa aos temas negros e pungentes que caracterizam a sua vasta cinematografia, oferecendo-nos aqui a história de um economista de Wall Street que se recusa a participar num grande esquema de corrupção e fraude bancária. Antecipa-se já mais uma enorme atuação de DiCaprio no papel desse economista. E atores como Jonah Hill, Matthew McConaughey e Jean Dujardin prometem também dar um ar da sua graça. Estará desde já identificado o primeiro grande candidato aos Óscares do próximo ano?

Star Trek: Into Darkness

Numa altura em que já ninguém dava mais do que dois tostões pelo legado de Star Trek, J.J. Abrams teve o dom de revitalizar o franchise com um remake bombástico que espantou meio mundo. Esta é a inevitável sequela desse remake que deixou todos os fãs da ficção-científica a chorar por mais e melhor. Praticamente todas as estrelas do primeiro filme estão de regresso e o trailer lançado há poucas semanas deixou tudo de boca aberta. Mas terá que se esperar até junho para saber se Abrams voltou a acertar na mouche.

Lincoln

Com Steven Spielberg a realizar e Daniel Day-Lewis a interpretar um dos mais icónicos presidentes dos Estados Unidos da América, “Lincoln” jamais poderia escapar a esta lista. As críticas têm sido muito positivas um pouco por todo o globo e múltiplas nomeações para os Óscares estão praticamente garantidas. Mais palavras para quê? A boa notícia é que estreia já no final deste mês.

Mama

Todos os anos surge pelo menos um filme de terror produzido pelo visionário Guillermo del Toro. “Mama” é o filme de 2013. A multifacetada Jessica Chastain encabeça o elenco desta produção espanhola e canadiana, que promete muitos sustos e calafrios. Nunca mais vai olhar da mesma maneira para as criancinhas a correrem no bosque quando organizar o seu próximo piquenique em família…

A Good Day to Die Hard

Este quase que dispensa apresentações, mas aqui vai: lembram-se de John McClane? O tipo que não tinha sorte nenhuma com a época natalícia, pois passava a vida aos tiros enquanto o resto do mundo estava a comer os perus e os bacalhaus? Pois bem, ele está de volta. E mais duro do que nunca. Pois desta vez ele viaja até à Rússia para ajudar o filho a desancar nuns camaradas malvados. É mesmo razão para dizer “Yippee Ki-Yay Mother Russia!”

Flight

Lembram-se daquele piloto norte-americano que fez uma aterragem de emergência do avião que pilotava no rio Hudson? Se se lembram, decerto saberão que o homem foi tratado como um herói nos dias subsequentes, já que acabou por salvar muitas vidas inocentes com o seu sangue-frio e perícia de pilotagem. Mas agora imaginem que se descobria que o homem estava embriagado no momento em que levantou voo do solo. Transformar-se-ia o herói num autêntico vilão? É esta questão que se faz em “Flight”, o novo filme de Robert Zemeckis. Denzel Washington é o protagonista, e parece que a sua atuação ficará na memória dos espectadores por muitos e bons anos.

The Bling Ring

É o mais recente projeto de Sofia Coppola, uma cineasta que tem sempre entrada gratuita neste género de listas. Depois de ter abordado a psique feminina de Marie Antoinette e a decadência espiritual de uma estrela de Hollywood, Sofia dedica-se agora ao tema da delinquência juvenil. Inspirado em factos reais, Emma Watson lidera um grupo de jovens que encarou o assalto a casas de celebridades como uma forma de entretenimento. Será uma obra a ver com atenção, isso é garantido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha