domingo, 10 de fevereiro de 2013

Hoje na História

O Novo Mundo num tratado
10 de Fevereiro 1763


O Tratado de Paris, assinado por Inglaterra, França e Espanha, desenha a forma da América do Norte e termina com a Guerra dos Sete Anos.

A França, derrotada na sua tentativa de conquista do Novo Mundo e frustrada na sua Guerra contra a Prússia, perdeu as suas conquistas para o Canadá e deu Louisiana a Espanha, enquanto a Inglaterra recebeu a Flórida espanhola, o norte do Canadá e algumas colónias francesas do ultramar.

Também teve de terminar a aventura da França na Índia, concedendo a Inglaterra a supremacia colonial durante as seguintes décadas. Cinco dias depois da assinatura do Tratado de Paris assinou-se o Tratado de Hubertusburg, que proporcionava à Prússia o direito da província polaca de Silésia, reclamação que tinha sido iniciada sete anos antes da Guerra.


Gandhi protesta contra a sua detenção
10 de Fevereiro de 1943


No dia 10 de Fevereiro de 1943, o líder político e pensador Mahatma Gandhi iniciou uma greve de fome. O motivo foi protestar contra a sua detenção por parte das autoridades coloniais britânicas na Índia.

Gandhi foi preso pelos Britânicos por transpor a sua oposição à Guerra Mundial ao resto do povo hindu. Também prenderam todos os membros do comité do trabalho do congresso em Bombaim, a 9 de Agosto de 1942, assim como os seus respectivos familiares.

Gandhi esteve preso dois anos, no palácio de Aga Khan, na cidade de Pune. A sua mulher morreu após 18 meses de encarceramento. Finalmente, foi libertado quando estava gravemente doente com malária, pois temiam que a nação se revoltasse contra os Britânicos, se Gandhi morresse na prisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha