domingo, 17 de fevereiro de 2013

Hoje na História

A China invade o Vietname
17 de Fevereiro 1979


Em resposta à invasão vietnamita de Cambodja, a China invade o Vietname. As tensões entre o Vietname e a China aumentaram dramaticamente após o final da Guerra do Vietname em 1975.
Numa tentativa de expandir a sua influência na Indochina, o Vietname instaurou uma presença militar em Laos, fortaleceu os seus laços com o rival chinês, a União Soviética, e ajudou a desestabilizar o regime cambojano de Pol Pot em 1979.
Um mês depois, forças chinesas invadiram o Vietname mas foram afastadas após nove dias de luta sangrenta. As tensões entre a China e o Vietname mantiveram-se durante a década seguinte, e a maioria dos escassos meios vietnamitas foi dedicada à protecção da fronteira com a China e dos seus interesses com Cambodja.


Microsoft lança Windows 2000
17 de fevereiro de 2000


No dia 17 de fevereiro de 2000, a Microsoft lançou o sistema operativo Windows 2000. Osoftware era ideal para trabalhar com servidores de rede ou de arquivos em empresas com um determinado tamanho e volume de trabalho.
O sistema operativo realizava inúmeras tarefas, como por exemplo, criar contas de utilizadores, atribuir recursos, atuar como um servidor web, entre outros serviços básicos. Em relação aos seus antecessores, foram introduzidas algumas modificações para guardar e comprimir ficheiros.
A apresentação oficial do produto foi feita pelo próprio Bill Gates em São Francisco. O evento foi divulgado por vídeo-conferência em direto para o resto do mundo.


Nasce Gustavo Adolfo Bécquer
17 de fevereiro de 1836


A 17 de fevereiro de 1836, nasceu em Sevilha, Gustavo Adolfo Bécquer, poeta que pertenceu ao movimento do romantismo, embora tenha escrito numa fase literária pertencente ao realismo. Foi conhecido em vida, mas só começou a ganhar um verdadeiro prestígio quando foram publicadas muitas das suas obras, já depois da sua morte.
A etapa mais fértil da sua carreira foi a partir de 1961, quando compôs a maior parte das suas "Lendas", escreveu crónicas jornalísticas e redigiu as "Cartas Literárias a uma Mulher", onde expões as suas teorias sobre a poesia e o amor.
"Rimas e Lendas" reúne os escritos mais conhecidos. Os poemas e histórias incluídos nesta coleção são essenciais para o estudo da literatura hispana, sendo amplamente reconhecidos pela sua influência posterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha