sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Hoje na História

Morre Pedro, o Grande
8 de Fevereiro 1725


Pedro o Grande, imperador da Rússia, morre, sendo sucedido por sua esposa, Catalina. O reinado de Pedro, que se transformou em Czar único em 1696, caracterizou-se por uma série de reformas militares, políticas, económicas e culturais, baseadas nos modelos ocidentais europeus.

As vitórias da Rússia nos conflitos contra a Pérsia e o Império Otomano expandiram enormemente o império de Pedro, e a derrota da Suécia na Grande Guerra do Norte proporcionou à Rússia o acesso directo ao Mar Báltico.

Aí foi onde Pedro o Grande fundou a nova capital da Rússia, São Petersburgo. E a Rússia transformou-se numa potência europeia, a nível político, cultural e geográfico. Em 1721, Pedro abandonou o título russo de Czar por um mais europeizado: Imperador. Morreu quatro anos depois.


Associação Boy Scouts
8 de Fevereiro de 1910


No dia 8 de Fevereiro de 1910 foi fundada uma das maiores organizações juvenis do mundo: os Boy Scouts (Escuteiros) da América. Hoje em dia, são mais de 4 milhões e meio de membros em todas as suas divisões.

Os objectivos da organização são treinar os mais jovens em matérias civis e, para isso, conta com uma variedade de programas educacionais, vocacionados para fomentar a confiança em si próprio e desenvolver a destreza na diversidade de actividades ao ar livre.

Durante os seus 100 anos de história, pela mítica organização já passaram mais de 110 milhões de membros. Em colaboração com esta instituição estão a Igreja, associações cívicas, ONG locais e todo o tipo de voluntários que fazem parte da equipa docente.


Nasceu Júlio Verne
8 de fevereiro de 1828


A 8 de fevereiro de 1828 nasceu Júlio Verne, escritor francês especializado em romances de aventura e considerado um dos pais da ficção científica. Estudo Filosofia e Retórica no Liceu de Nantes e viajou para Paris para seguir uma carreira de Direito. Em 1850, concluiu a tese de doutoramento na área de Direito e optou pela área das Letras.

Nos seus relatos fantásticos, previu com bastante precisão o aparecimento de alguns produtos tecnológicos do século XX, como a televisão, os helicópteros, os submarinos ou as naves espaciais.

Júlio Verne tornou-se um especialista nos relatos de aventuras de caráter científico, graças aos conhecimentos geográficos adquiridos ao longo das suas viagens pelo mundo. Não tardou em dedicar-se à redação de "Viagem ao Centro da Terra", onde é possível desfrutar os seus vastos conhecimentos em termos geográficos.

Entre as obras mais famosas, podemos destacar "A Volta ao Mundo em 80 Dias", que foi um sucesso no mundo inteiro, e "Da Terra à Lua", que suscitou grande entusiasmo pelas viagens espaciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha