Pub

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Hoje na História

O Normandia incendeia-se em Nova Iorque
9 de Fevereiro 1942


O Normandia, um dos transatlânticos mais elegantes alguma vez construídos, incendeia-se no porto de Nova Iorque enquanto o transformam num navio de transporte de tropas.

Construído em França no princípio dos anos 30, o Normandia foi pioneiro do transporte de passageiros, o primeiro grande navio que cruzou o oceano Atlântico em menos de quatro dias.

A sua engenharia principal só foi superada pelo seu excelente desenho. A proa era imediatamente reconhecível e a arquitectura elaborada e a decoração interior popularizaram o estilo moderno.

Após a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o exército do mar aproveitou-o para as forças aliadas e mudou para o nome de U.S.S. Lafayette. Não obstante, a 9 de Fevereiro de 1942, vários dias antes do fim da transformação para o transporte de tropas, um soldador ateou acidentalmente fogo num monte de salva-vidas e na manhã seguinte o navio aparece tombado no porto.

Posteriormente, o navio naufragado foi rebocado para sul, para Nova Jersey, e foi desmanchado.


A Taça Davis
9 de Fevereiro de 1900


No dia 9 de Fevereiro de 1900, o tenista norte-americano Dwight Filley Davis fundou o torneio mundial anual que leva o seu nome. A competição internacional é organizada pela Federação Internacional de Ténis.

A particularidade deste torneio é não ser uma competição a nível individual, mas de equipas nacionais, compostas pela federação nacional desportiva de cada país, e de ser exclusivamente para homens.

O país com mais títulos é os Estados Unidos da América, com um total de 32. O primeiro troféu era uma taça de prata inspirada no desenho de Rowlan Rhodes, rematada com adornos de flores, com cerca de 33 cm de altura e 43 cm de diâmetro.

Um comentário: