Pub

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Neste dia... na História!...

Membros do exército espanhol tomam As Cortes
23 de Fevereiro 1981


O Tenente Coronel Antonio Tejero e 200 membros da Guardia Civil entram no Parlamento espanhol num ataque deliberado à democracia.
Fazendo os membros do governo e os deputados democráticos reféns, os conspiradores apresentaram uma revolta militar. O futuro do país manteve-se em suspenso durante umas horas enquanto os cidadãos espanhóis podiam ver o desenvolvimento dos acontecimentos em directo pela televisão.
O golpe foi finalmente anulado quando o rei Juan Carlos, que sucedeu a Francisco Franco em 1975 e legitimou as Cortes, pediu às forças armadas lealdade à Constituição e que se unissem na condenação aos golpistas.
Às 12 da noite, o golpe foi eliminado, após 18 horas de tensão, preservando a frágil democracia espanhola.


A ovelha Dolly
23 de Fevereiro de 1997


No dia 23 de Fevereiro de 1997 foi publicada a notícia da clonagem de uma ovelha realizada por um grupo de cientistas do Roslin Institute de Edimburgo.
A célula de origem da Dolly era proveniente do tecido da glândula mamária de uma fêmea adulta. Este método foi uma novidade, pois até aquela altura, pensava-se que só era possível obter clones a partir de células embrionárias.
A ovelha Dolly viveu sempre no Roslin Institute sob constante supervisão. Durante a sua vida, deu à luz seis crias. Aos cinco anos de idade, começou a desenvolver artrite, tendo sido abatida aos seis anos por causa da doença de Jaagsiekte, uma espécie de cancro do pulmão bastante comum em animais da sua espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário