Pub

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Óscares 2013 - Vencedores


Os vencedores dos Óscares 2013 foram revelados e, tal e qual como se esperava, o thriller "Argo" venceu o Óscar de Melhor Filme. Esta grande obra de Ben Affleck venceu ainda os Óscares de Melhor Montagem e Melhor Argumento. Esta sua tripla vitória em categorias importantes volta a levar-nos à pergunta tão incómoda e sempre sem resposta concreta - Porque é que a Academia não nomeou Ben Affleck ao Óscar de Melhor Realizador?

O Óscar de Realização foi conquistado, contra todas as previsões, por Ang Lee pelo seu trabalho em "Life of Pi". É claro que Steven Spielberg e Michael Haneke eram os favoritos mas, apesar de ser e parecer estranha, a vitória de Ang Lee não é nada descabida.

O western "Django Unchained", de Quentin Tarantino, venceu dois Óscares da Academia - Melhor Argumento Original e Melhor Ator Secundário (Christoph Waltz). Estas duas vitórias são surpreendentes tendo em conta a concorrência, mas não há dúvidas que a Academia quis premiar a irreverência de Tarantino e o génio incontrolável de Waltz.

O Óscar de Melhor Ator Principal foi, sem surpresa, parar às mãos de Daniel Day-Lewis, que assim conquistou o seu terceiro Óscar da Academia.

Já o Óscar de Melhor Atriz Principal não foi para Emmanuelle Riva nem para Jessica Chastian, mas sim para a bela Jennifer Lawrence, que acabou por dar a "Silver Linings Playbook" a sua única vitória da noite.

Quem também teve poucas vitórias foi "Lincoln" que, para além do Óscar de Melhor Ator Principal, só venceu, com alguma surpresa, o Óscar de Melhor Direção Artística.

O drama indie "Beasts of the Southern Wild" não ganhou nenhum prémio, já o soberbo "Amour" só venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Um dos grandes vencedores da noite foi o drama "Life of Pi", que venceu os Óscares de Melhor Realizador, Melhor Banda Sonora, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais.

O musical "Les Misérables" também somou algumas vitórias, sendo de destacar a de Anne Hathaway no Óscar de Melhor Atriz Secundária. O filme de Tom Hooper também venceu os Óscares de Melhor Maquilhagem e Cabelo e Melhor Mistura de Som. O Óscar de Melhor Edição de Som foi repartido entre "Zero Dark Thirty" e "Skyfall", este último venceu também o Óscar de Melhor Canção Original.

A bela animação "Brave", da Pixar Animation, venceu o Óscar de Melhor Filme de Animação e o tocante "Searching for a Sugar Man" ganhou o Óscar de Melhor Documentário.

O drama "Anna Karenina" só ganhou o Óscar de Melhor Guarda-Roupa. O anfitrião Seth MacFarlane esteve à altura da cerimónia, mas grande parte dos números musicais protagonizados por ele ou por outros intervenientes ficaram muito àquem do esperado.

Melhor Filme
Argo

Melhor Realizador
Ang Lee por "Life of Pi"

Melhor Ator Principal
Daniel Day-Lewis em "Lincoln"

Melhor Atriz Principal
Jennifer Lawrence em "Silver Linings Playbook"

Melhor Ator Secundário
Christoph Waltz em "Django Unchained"

Melhor Atriz Secundária
Anne Hathaway em "Les Misérables"

Melhor Argumento Original
Django Unchained

Melhor Argumento Adaptado
Argo

Melhor Filme de Animação
Brave

Melhor Filme Estrangeiro
Amour (Áustria)

Melhor Documentário
Searching for a Sugar Man

Melhor Direção Artística
Lincoln

Melhor Fotografia
Life of Pi

Melhor Guarda-Roupa
Anna Karenina

Melhor Montagem
Argo

Melhor Maquilhagem e Cabelo
Les Misérables

Melhor Banda Sonora Original
Life of Pi

Melhor Canção Original
"Skyfall" -Skyfall

Melhor Edição de Som
Skyfall
Zero Dark Thirty

Melhor Mistura de Som
Les Misérables

Melhores Efeitos Visuais
Life of Pi

Melhor Curta-Metragem de Animação
Paperman

Melhor Curta-Metragem Live-Action
Curfew

Melhor Curta-Metragem Documental
Inocente

Fonte: Portal Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário