sábado, 2 de março de 2013

Hoje na História

Lançada a Pioneer 10 com destino a Júpiter
2 de Março 1972


A primeira sonda destinada a cruzar a cintura de asteróides, tirar fotografias e sair do sistema solar em 1983, é lançada nos EUA numa missão sobre Júpiter.
Em Dezembro de 1973, superando a distância de 992 milhões de quilómetros e passando pela cintura de asteróides, a Pioneer 10 alcançou Júpiter e enviou as primeiras fotografias e imagens directas do espectacular gigante de gás. Uma década depois, a nave abandonou o sistema solar.
Dirigida para a constelação de Touro, a Pioneer 10 passará em três anos luz junto a outra estrela, no ano 34.600 d.C. Na parede exterior da sonda encontra-se um desenho de um homem e uma mulher humanos, um mapa estelar que marca a situação do Sol e um mapa que apresenta o plano de voo da Pioneer 10.


Nasce Lou Reed
2 de Março de 1942


A 2 março de 1942 nasceu, em Nova Iorque, Lewis Allen Reed, um artista que ficou conhecido como Lou Reed. É considerado o pai do rock alternativo, tendo sido vocalista da banda The Velvet Underground e depois iniciado uma carreira a solo.
Foi uma grande influência na arte pop durante a década dos anos 60 e afirmou que os seus objetivos foram "trazer a sensibilidade do romance para a música rock" e escrever "o Grande Romance Americano" num disco. Como vocalista dos The Velvet Underground, escreveu canções que já fazem parte da História da música: "Heroin", "Rock and Roll", "I'm Waiting for the Man" ou "Sweet Jane". Embora a banda se tenha desfeito em 1970 e nunca tenha tido muito êxito comercial, a sua reputação como um dos grupos mais influentes na cultura underground manteve-se intacta.
Lou Reed, como cantor a solo e apesar da sua qualidade musical, passou desapercebido neste primeiro trabalho, não chamando a atenção dos críticos nem registando vendas significativas. A sua carreira a solo está recheada de altos e baixos. Reed teve de vencer a luta contra a toxicodependência e chocou várias vezes a indústria musical.
Lou Reed nunca foi um artista de massas, mas deixou uma marca profundíssima na evolução da linguagem do rock, também no plano dos conteúdos e das referências culturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha