domingo, 10 de março de 2013

Neste dia... na História!...

Bombardeamento de Tóquio
10 de março 1945


300 bombardeiros americanos lançam 2000 toneladas de bombas em Tóquio, Japão: destroem uma enorme parte da capital japonesa e matam cerca de 100.000 civis. O ataque fez parte da estratégia dos EUA para conseguirem que o Japão se rendesse durante os últimos meses da Segunda Guerra Mundial.
A deflagração criada pelas bombas incendiárias acabou rapidamente com as estruturas de madeira de Tóquio, criando uma tempestade de fogo que substituiu o oxigénio por gases letais, sobreaqueceu a atmosfera e criou ventos violentos que espalharam um muro de fogo pela cidade. Do ataque resultaram 15 quilómetros quadrados do este de Tóquio totalmente arrasados e uns 250.000 edifícios destruídos.
Durante os dias seguintes, bombardeiros norte-americanos levaram a cabo as mesmas missões contra Nagoya, Osaka e Kobe. Em Agosto, os bombardeamentos atómicos de Hiroshima e Nagasaki decidiram o Japão a acabar a guerra.


Nasceu Osama Bin Laden
10 de março de 1957


A 10 de março de 1957, nasceu Osama Bin Laden, terrorista jihadista conhecido mundialmente por ser o fundador do grupo terrorista Al-qaeda. Foi o 17º filho de Mohammaed bin Awad bin Laden, um dos empresários mais ricos da Arábia Saudita no ramo da construção. Quando faleceu, num acidente de avioneta, em 1967, o seu enorme império industrial passou para as mãos dos filhos.
Bin Laden, em nome da Al-qaeda, declarou uma guerra santa contra os Estados Unidos, a quem acusava de ter saqueado os recursos naturais do mundo muçulmano e de ajudar e incitar os inimigos do Islão. Tal como o próprio confessou, Bin Laden foi o responsável por inúmeros ataques terroristas contra os Estados Unidos e potências ocidentais. O mais importante foi o 11 de setembro de 2001 contra World Trade Center, em Nova Iorque, e o Pentágono no Condado de Arlington, na Virgínia.
Durante vários anos, muito se especulou sobre o paradeiro e estado de saúde de Osama Bin Laden, mas nunca foi possível saber com exatidão qual a sua localização nessa altura.
A 2 de maio de 2011, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou oficialmente a morte do líder de Al-qaeda, depois de uma operação militar levada a cabo por comandos norte-americanos numa residência nos arredores de Abbottabad, no Paquistão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha