domingo, 17 de março de 2013

Neste dia... na História!...

Primeira exposição de Van Gogh
17 de março 1901


As obras do mestre holandês Vincent Van Gogh (1853-1879) são expostas na Galeria Bernheim-Jeune de Paris. As 71 pinturas que captaram a realidade em pinceladas fortes e cores expressivas causaram sensação no mundo da arte.
Onze anos antes, enquanto vivia em Auvers-sul-Oise, nos arredores de Paris, Van Gogh suicidou-se sem ter a mais remota ideia de que a sua obra estava destinada a provocar a admiração de todo o mundo.
Uma das suas pinturas, Os Girassóis, leiloada pela Christie em 1987, foi vendida por quase 40 milhões de dólares (cerca de 45 milhões de euros).


Descobrem lagarto gigante em La Gomera
17 de março de 2000


No dia 17 de março de 2000, um grupo de investigadores da Universidade de La Laguna encontrou nas escarpas de Valle Gran Rey, na ilha canária de La Gomera, uma espécie de lagarto gigante que se julgava extinta há 500 anos.
Em sequência desta descoberta, foi iniciada a criação e reprodução no Centro Provisório de Antoncojo, para assegurar que os exemplares de Gallotia bravoana não ficassem ameaçados.
O Governo canário tem como objetivo garantir a sobrevivência desta população de lagartos que não uma espécie autóctone da ilha.


Morre Luchino Visconti
17 de março de 1976


A 17 de março de 1976 morreu o realizador cinematográfico italiano Luchino Visconti aos anos 70 de idade. Cresceu no seio de uma família da alta aristocracia do seu país, estudou música durante vários anos e iniciou a sua carreira, trabalhando como coreógrafo.
No início da carreira foi assistente do realizador Jean Renoir em "Passeio ao Campo" e, em 1942, "Obsessão" foi o primeiro filme neorrealista que introduziu uma nova visão do cinema, um conceito diferente da realidade e dos problemas sociais. Com este filme, Visconti abordou temas não aceites até então pela censura fascista e foi inspirado pelo romance de James M. Cain "O Carteiro Toca Sempre Duas Vezes".
A sua obra mais ambiciosa e que mereceu os melhores elogios foi "O Leopardo", que representa o desencanto social dos problemas que agitavam a Itália do século XIX. Em "A Queda dos Deuses" interpreta o nazismo a partir de uma exploração intimista do fenómeno do Mal. Frequentemente, este foi considerado o primeiro filme de Visconti, descrito como "A Trilogia Alemã", juntamente com "Morte em Veneza" e "Luís da Baviera".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha