Pub

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Neste dia... na História!...

Libertação de Dachau
29 de abril 1945


No dia 29 de Abril de 1945, as tropas norte-americanas libertaram Dachau, o primeiro campo de concentração estabelecido pelo regime nazi. Dachau foi inaugurado cinco semanas depois de Hitler se ter tornado Chanceler da Alemanha, em 1933.
O campo estava situado nos arredores da vila de Dachau, cerca de 18 quilómetros a norte de Munique. Dachau serviu de modelo a outros centros de internamento nazis e foi o primeiro a utilizar humanos como cobaias para experiências médicas. Em Dachau, cientistas nazis testaram os efeitos da congelação e das alterações da pressão atmosférica, infectaram os internados com malária e trataram-nos com drogas experimentais.
Também fizeram testes com água do mar como única água potável, entre muitas outras experiências. Cerca de 32.000 prisioneiros morreram em Dachau e na sua área de influência e muitos dos que por lá passaram iam a caminho de outros campos de extermínio. As tropas americanas que libertaram Dachau ficaram tão impressionadas pelas condições de vida do campo que executaram imediatamente 30 guardas alemães.
Após a libertação, os cidadãos da vila foram obrigados a enterrar os mais de 9.000 cadáveres encontrados no campo.

Morre Alfred Hitchcock
29 de abril de 1980


No dia 29 de abril de 1980 morreu em Los Angeles o famoso realizador, produtor e argumentista britânico Alfred Hitchcock.
Hitchcock foi autor de filmes como "Os Pássaros", "A Janela Indiscreta" ou "Psico", consideradas por muitos como obras de arte do mundo cinematográfico.
Alfred, que começou a sua carreira em 1920 fazendo os títulos de vários filmes do cinema mudo na Famous Player's Lasky, foi pouco a pouco adquirindo conhecimentos e uma paixão pelo setor cinematográfico.
Os seus filmes tinham um elevado conteúdo de suspense, mistério e terror. Durante a sua carreira, Hitchcock foi galardoado com dois Óscares e um Bafta, em 1971, em reconhecimento da sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário