sábado, 4 de maio de 2013

Planetário – Vê os planetas e as estrelas no teu computador

Desde sempre que o céu e as estrelas intrigaram as pessoas. Conhecê-los sempre foi desejo de muitos dos que o estudaram.

Mas hoje, nos tempos modernos, tudo é mais simples e acessível. Queres conhecer o céu e as estrelas? Então tens de visitar o Planetário, na Internet.


O Planetário é um mapa do céu interativo para explorar as estrelas e os planetas. Permite que vejas o céu como podes ver pela tua janela, mas com a vantagem de poderes vê-lo de qualquer parte do mundo e às horas que decidires.

Podes escolher que estás num qualquer país e a uma qualquer hora do dia ou da noite e assim ver o que qualquer outra pessoa está a ver nesse momento ou noutro qualquer que decidas.

Para entenderes melhor as estrelas que vês e a sua aglomeração é possível que o Planetário te mostre informação resumida sobre cada uma delas. É também possível veres os grupos de estrelas e também as constelações.

Mas porque o céu está sempre em movimento, o Planetário acompanha esse mesmo movimento e adapta-se para que vejas o céu a cada momento.


Para veres o céu como está a ser apresentado no local onde estás deves, logo no início da utilização do Planetário, escolher o local no mapa onde te encontras, de forma aproximada.

Se não quiseres ver esse local mas sim outro, basta que definas essa posição no mapa apresentado. A qualquer momento podes escolher um novo local.

Depois de estares no loca definido resta-te apenas olhar para as estrelas e, se quiseres, fazer rodar a tua posição, para que o céu rode e tu vejas todas as estrelas da abóbada celeste.


Para rodares o céu basta que cliques no ecrã e que movas o rato na direcção desejada. Quando chegares ao lugar pretendido volta a clicar com o rato no ecrã.

Está disponível uma barra onde podes definir a data e hora em que queres ver o céu e também a possibilidade de alterar o local, mostrar ou não as constelações e ter visível a luz do sol ou apenas a noite.


O Planetário, para além de ter disponível na sua página web, é também uma extensão que podes usar no Chrome. Se o fizeres podes ter acesso a todas as suas funcionalidades mesmo quando estás desligado da Internet.

Se tens curiosidade em conhecer um pouco mais sobre as estrelas que preenchem o céu da noite então o Planetário é indicado para ti. Podes navegar calmamente e ver como é o céu noutros países e regiões do mundo!

Homepage: Planetário para o Chrome
Homepage: Planetário

Fonte: Pplware Kids

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha