quarta-feira, 15 de maio de 2013

Playlist: 10 canções para fazer declarações de amor

Elvis Presley "Love Me Tender" (Elvis: 30 #1 Hits, 1956)

Está mais do que provado que o amor, mais do que qualquer outro sentimento, deixa à vista o nosso lado mais sensível e ternurento. Até porque violência e amor, como se sabe, é um cocktail que raramente (para não dizer nunca) resulta. Daí que pedir a alguém para nos ame ternamente seja, verdade seja dita, uma redundância. Mas que sabe sempre bem ouvir, lá isso sabe!


The Righteous Brothers "Unchained Melody"(Anthology 1962-1974, 1965)


Muito provavelmente, a canção de amor. Uma produção sumptuosa, uma voz em estado de pura paixão, uma letra que resume, na perfeição, a sensação de perda imensa que todos temos quando o nosso objecto de afecção não está perto. Quem disse que o amor é apenas um estado de graça?


The Jackson 5 "I'll Be There" (The Ultimate Collection, 1970)


O que é o amor sem promessas? Sobretudo quando a promessa é estar sempre lá, para todos os momentos, bons ou maus. Aliás, Michael Jackson vai mais longe e canta: "just call my name, and I'll be there"! A realidade, já se sabe, não é assim tão simples. Mas o amor também é sonhar e delirar. É para isso que servem, por exemplo, as luas-de-mel.


Minnie Riperton "Lovin' You" (Petals: The Minnie Riperton Collection, 1974)


"Lovin' you is so easy 'cause you're beautiful". Só esta linha é suficiente para começar a convencer alguém de que não estamos a brincar com os seus sentimentos. Mas se à declaração se puder juntar uns sha-la-la-la-las dengosos e, sobretudo, umas multi-oitavas de fazer corar um anjo, não se duvide que ajuda.


Cheap Trick "I Want You To Want Me" (At Budokan, 1979)


O amor, como se sabe, também inclui esse sentimento chamado desespero. E quando tal se expressa tão explicitamente num pedido como "I'm begging you to beg me" isso é indício mais que suficiente de que a coisa está mesmo a bater forte e feio! Mas se, tal como os Cheap Trick fizeram, tal frase venha embebida numa batida saltitona, a coisa até que acaba por soar bem.


Spandau Ballet "Gold" (True, 1983)


Ouro: um metal precioso e que, quando trocado por dinheiro, vale, no mínimo, muita coisa. Amor: um sentimento precioso e que, quando correspondido, tem um valor que nenhum ouro ou dinheiro pode quantificar. É por isso que, quando dizemos a alguém que ele/a vale ouro, esse alguém só se pode sentir lisonjeado/a.


Heróis do Mar "Paixão" (Amor - O Melhor dos Heróis do Mar, 1983)


Afinal, qual é a diferença entre amor e paixão? O que há assim de tão díspar entre amar alguém e estar apaixonado por alguém? O senso comum dirá, por outras palavras, que é tudo uma questão de semântica. Um/a amante, pura e simplesmente, estar-se-á a borrifar, desde que a declaração soe bem. E no caso desta, não restem dúvidas quanto a isso!


U2 "With Or Without You" (The Joshua Tree, 1987)


Assim à primeira, não parece lá muito crível que uma canção em que o vocalista declara, da forma mais dramática possível, que não consegue viver, seja com ou sem ela, vá conquistar o coração de quem quer que seja. À segunda, ocorre-nos que, lá no fundo, quando uma pessoa se declara, nada tem a perder. À terceira, lembramo-nos da velha máxima: no amor e na guerra, vale tudo!


Delfins "Num Sonho Teu" (Saber A~Mar, 1997)


O amor é sonhar, parte 2. Só que, desta vez, é a sério - mesmo se não propriamente literal. Diz Miguel Ângelo para quem o quiser ouvir: "porque nunca é tarde/para alguém amar/eu só queria poder acordar/num sonho teu". Pois, nós também não! Mas lá está: que graça teria o amor se fosse governado pela lógica e pelo pragmatismo.


Justin Timberlake f/ T.I. "My Love" (FutureSex/LoveSound, 2006)


Lembram-se de falarmos sobre o amor incitar ao nosso lado mais ternurento? Por vezes, como em "My Love", até dá para um homem mostrar o seu lado feminino, por via de um sedutor e muito fininho falseto. Mas, antes que as dúvidas se comecem a instalar, lá aparece o rapper da ordem a disparar rimas dignas de um macho latino puro sangue. A crer pelos números de vendas, parece haver muita gente disposta a cair na cantiga.


Fonte: Blitz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha