Pub

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cassete de áudio faz 50 anos




Em agosto de 1963 foi lançado o meio revolucionou a música portátil. Espantosamente, esta relíquia da tecnologia ainda é vendida.

Pergunta rápida para quem tem menos de 15 anos: qual a relação entre um lápis e uma cassete? Ou melhor: sabem o que é uma cassete?

A cassete analógica foi lançada em 1962 e transformou-se num sucesso instantâneo, recorda Lou Ottens, o inventor agora com 87 anos, à revista Time. Este pequeno dispositivo analógico para guardar áudio foi também o precursor do Walkman, o leitor de áudio portátil que transformou a música em algo de pessoal e que acabaria por dar origem aos leitores de MP3.

O resto é história e hoje, num mundo dominado pela música digital, será difícil explicar a alguém nascido depois do ano 2000 como é que sobrevivemos num mundo onde era necessário rebobinar a fita para voltar à primeira música da compilação. Talvez a forma mais fácil seja apontar o browser a uma loja online e encomendar um conjunto de TDK's ou de Maxell dado que, espantosamente, ainda há quem as venda.

Parabéns à cassete de áudio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário