quarta-feira, 20 de junho de 2018

A DIPROF é uma realidade!


Através de escritura pública, foi fundada no dia 27 de abril a
ASSOCIAÇÃO PELA DIGNIFICAÇÃO DA PROFISSÃO DE PROFESSOR - DIPROF.

O seu objetivo é o de ser a grande dinamizadora pela criação de uma Ordem dos Professores, como forma de promover a função social, dignidade e prestígio da profissão de professor/educador, assim como a sua valorização profissional, científica e pedagógica. 

Tem também como objetivo promover todas as etapas previstas na Lei nº. 2/2013 de 10 de janeiro.

Sendo uma aspiração já de longa data de muitos daqueles que, ao longo dos anos, abraçaram como missão de vida a formação e a educação das várias gerações de jovens, não apenas em Portugal como também pelos cinco cantos do Mundo, criou-se um grupo de cidadãos constituído por educadores, professores e formadores, os quais têm vindo a dinamizar desde o final de 2017 todo este processo.

Apesar de algumas resistências e opiniões contrárias, prestou-se especial atenção às que de forma construtiva nos têm sido transmitidas. Ambas foram muito importantes, pois se as primeiras nos deram ânimo a continuar, as segundas responsabilizaram-nos para a necessidade de um trabalho reflexivo, construtivo e assertivo que é necessário desenvolver.

Enorme tem sido também o apoio recebido dos mais variados quadrantes e personalidades que consideram fundamental a criação de uma Ordem dos Professores.

Várias têm sido as questões colocadas. Todas já tiveram ou virão a ter a sua resposta.

A filosofia da DIPROF, assim como dos seus associados, é o da coexistência de todos agentes educativos, sociais e políticos. Todos são importantes e ocupam um nicho específico na sua ação pela defesa do Ensino e da Educação em Portugal.

Não há substituição nem anulação de ninguém!

O trabalho de todos em conjunto, de forma complementar e articulada será o caminho para a Dignificação da Profissão de Professor. Que todos consigamos trabalhar em harmonia e sem receios de perda de influência ou de ocupação de espaço político, científico ou pedagógico.

Estamos convictos que a perceção de que o trabalho conjunto e a União dos esforços específicos de todos e de cada um de Nós será agente potenciador para a mudança da visão que a Sociedade tem dos Professores.

Assim, solicitamos a todos os que por acaso ainda não pertençam ao Grupo da “Iniciativa” que solicitem a sua entrada.

Abrimos também o convite à vossa manifestação de interesse em serem sócios da DIPROF. Foi criado um Grupo no Facebook apenas para Sócios da DIPROF.

Atualmente o grupo do Facebook “Iniciativa para uma Ordem dos Professores” conta já com cerca de 24.000 membros.

Adira à
Iniciativa para a criação de uma Ordem dos Professores,
colocando





 na página do Facebook



Estão abertas as inscrições para associados da DIPROF.

Os colegas que pretendam tornar-se associados deverão enviar um e-mail para:



Poucos instantes depois irão receber um e-mail de resposta com as instruções.

2 comentários:

  1. Quais os custos associados à minha inscrição?

    ResponderEliminar
  2. Cara colega,
    Ao enviar um mail para inscricao@diprof.pt, receberá imediatamente informações do procedimento, incluindo os custos associados.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Partilha