O objetivo deste post é precisamente indicar alguns sítios na Web que se tornaram um produto de excelência em termos de webdesign – páginas únicas e inesquecíveis que nunca mais esquecerás. São tão boas essas páginas que é possível que chegues ao fim e penses para ti próprio, desanimado: «Nunca vou conseguir atingir este nível».
Pois não esmoreças, caro amigo. A construção de cada um dos sites que se seguem exigiu grande esforço e dedicação – e é só disso que precisas para fazer igual. E não te esqueças de ligar as colunas para que a tua experiência de navegar nestas pérolas seja completa.
Esta página é dedicada aos colecionadores de garrafas antigas. Os textos são-nos apresentados sobre um bonito fundo azul semi-transparente com imagens de, adivinhem, garrafas antigas. Para quebrar a monotonia, os textos são escritos a vermelho, azul, amarelo, verde ou branco.
O mais atraente na MrBottles é a inclusão de uma animação gif colocada em cima do texto e que consiste num senhor fazendo a apresentação da página. O gif arranca sempre que se refresca e não tem forma de ser desligado, pelo que sempre que o visitante regressa à página tem de ouvir o cavalheiro a repetir a mesma apresentação.
É um claro sinal de que o autor se esforça por ser hospitaleiro em todas as ocasiões, pelo que é aconselhável que tentes fazer o mesmo no teu blogue.
«Accept Jesus, Forever Forgiven» foi feita obviamente por um crente devoto. Não há nenhum pote de ouro no fim do arco-íris, apenas Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador. Percebo a intenção e curvo-me respeitosamente perante o resultado final.
Não há screenshot que possa fazer justiça à ideia de design desta página, pelo que só fazendo uma visita se pode ficar com uma noção exata das maravilhas que alberga.
Depois de alguns minutos, lemos «gif of God» onde está escrito «gift of God» e pensamos que só alguma espécie de milagre nos poderá devolver o sentido da visão, mas não desesperem: fez-se luz na cabeça cristodélica do autor e um link encaminha-nos para uma nova página, tão branquinha como as paredes do consultório de um oftalmologista.
Esta página possui um design tão intenso que só após alguns minutos consegui descobrir qual o tema: parece que é sobre uma raça de cães chamada galgo afegão e é feita para todos os cristãos que a adoram.
A página está muito bem conseguida – e não falo apenas no maravilhoso fundo azul e no conteúdo em flash: a informação é apresentada de uma forma tão densa que é mais fácil descobrir uma pulga num galgo do que qualquer informação relevante.
Se alguma vez desejares criar uma página sobre o teu animal preferido, usa esta como inspiração – conseguirás leitores dedicados em pouco tempo.
A página pessoal de Dinesh é um mistério. É como viajarmos para dentro de um estômago de alguém que acabou de comer cinco hambúrgueres. Um mistério quase indecifrável, acrescento. Em vez de nos desafiar a encontrar o Wally, desafia-nos a encontrar outras coisas.
Por exemplo, onde está o conteúdo? Esta é muito difícil de responder. Temos de começar por descobrir ligações para que estas nos conduzam ao conteúdo. Onde está o link, então? Em vários sítios, mas não vale contar! Na verdade toda esta página é uma experiência apaixonante.
As Forças Armadas portuguesas estão a usar um novo código para comunicações secretas entre os seus elementos. Conhecida por pitaganografia/2005 e desenvolvida inteiramente em Portugal, é uma nova arte de mascarar informações como forma de evitar a sua deteção.
Esta página é uma verdadeira central da pitaganografia militar onde se pode admirar um vasto conjunto de métodos secretos que estão a ser desenvolvidos em Portugal. Mas, por favor, não divulguem muito este link. Afinal, é o bom nome e a segurança do país que estão em causa.
O senhor Roger Hart apresenta-se como um criador «multimédia, evolucionista ambiental e social», artista «local e global», e a sua página dá-nos uma ideia muito precisa do tipo de obras de arte que é capaz de fazer.
Se nos afastarmos um bocado e semicerrarmos os olhos, veremos que a página nos lembra um desfragmentador de disco do Windows em plena atividade. Brilhante.
Quando entrei primeira vez nesta página, julguei que a rapariga que nos saúda estivesse a cantar: «Well, I’m your penis, I’m your fire at your desire». Seria uma daquelas mensagens do tipo enlarge your dito cujo? Não podia ser.
Só depois percebi que afinal cantava «Well, I’m your Venus, I’m your fire at your desire» — um sucesso dos anos 80 de uma band girl chamada Bananarama.
Não se preocupem: para nos convencer a alugar os seus carros, a empresa vai mudando as canções periodicamente – o tipo de músicas que um Tarantino perdido de bêbado escolheria, por exemplo. E como não deseja aborrecer-nos com o silêncio, o webdesigner decidiu repetir sempre a mesma sequência de minuto e meio por cada canção.
Este sítio é um magnífico exemplo do que se pode fazer com o webdesign.
Além de nos mostrar um catálogo de variadíssimos produtos com um gosto estético irrepreensível, também funciona como uma espécie de página de testes: se o browser não for abaixo durante o carregamento, então não te procupes mais, tens aí um software sólido. E também serve para medires a velocidade da tua ligação à Net.
Para mim é daquelas para se incluir na pastinha dos favoritos, sem qualquer hesitação.
Mais conteúdo
Uma página para ver cãozinhos a correr, uma outra que te porá a cantar a noite toda; um aviso sobre os malefícios da ganância; uma representação gráfica da vertigem; uma página sobre hipnotismo; o modelo de cores RGB; finalmente, a resposta definitiva à pergunta que nos atormenta todas as noites: o teu PC está ligado?
Fonte: Bitaites
Sem comentários:
Enviar um comentário