segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O estado da educação 2011

Relatório do Conselho Nacional da Educação sobre o estado da educação em 2011:

O Estado da Educação 2011 - Relatório

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A internet está a alterar o nosso cérebro

Excelente entrevista!


Entrevista Nicholas Carr

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A cigarra e a formiga


Versão alemã

A formiga trabalha durante todo o verão debaixo de Sol. Constrói a sua casa e enche-a de provisões para o inverno.
A cigarra acha que a formiga é burra, ri, vai para a praia, bebe umas bejecas, dá umas quecas, vai ao Rock in Rio e deixa o tempo passar.
Quando chega o inverno a formiga está quentinha e bem alimentada. A cigarra está cheia de frio, não tem casa nem comida e morre de fome.

Fim 

Versão portuguesa

A formiga trabalha durante todo o verão debaixo de Sol. Constrói a sua casa e enche-a de provisões para o inverno.
A cigarra acha que a formiga é burra, ri, vai para a praia, bebe umas bejecas, dá umas quecas, vai ao Rock in Rio e deixa o tempo passar.
Quando chega o inverno a formiga está quentinha e bem alimentada.
A cigarra, cheia de frio, organiza uma conferência de imprensa e pergunta porque é que a formiga tem o direito de estar quentinha e bem alimentada enquanto as pobres cigarras, que não tiveram sorte na vida, têm fome e frio.
A televisão organiza emissões em direto que mostram a cigarra a tremer de frio e esfomeada ao mesmo tempo que exibem vídeos da formiga em casa, toda quentinha, a comer o seu jantar com uma mesa cheia de coisas boas à sua frente.
A opinião pública tuga escandaliza-se porque não é justo que uns passem fome enquanto outros vivem no bem bom. As associações anti pobreza manifestam-se diante da casa da formiga. Os jornalistas organizam entrevistas e mesas redondas com montes de comentadores que comentam a forma injusta como a formiga enriqueceu à custa da cigarra e exigem ao Governo que aumente os impostos da formiga para contribuir para a solidariedade social.
A CGTP, o PCP, o BE, os Verdes, a Geração à Rasca, os Indignados e a ala esquerda do PS com a Helena Roseta e a Ana Gomes à frente e o apoio implícito do Mário Soares organizam manifestações diante da casa da formiga.
Os funcionários públicos e os transportes decidem fazer uma greve de solidariedade de uma hora por dia (os transportes à hora de ponta) de duração ilimitada.
Fernando Rosas escreve um livro que demonstra as ligações da formiga com os nazis de Auschwitz.
Para responder às sondagens o Governo faz passar uma lei sobre a igualdade económica e outra de anti descriminação (esta com efeitos retroativos ao princípio do verão).
Os impostos da formiga são aumentados sete vezes e simultaneamente é multada por não ter dado emprego à cigarra. A casa da formiga é confiscada pelas Finanças porque a formiga não tem dinheiro que chegue para pagar os impostos e a multa.
A formiga abandona Portugal e vai-se instalar na Suíça onde, passado pouco tempo, começa a contribuir para o desenvolvimento da economia local.
A televisão faz uma reportagem sobre a cigarra, agora instalada na casa da formiga e a comer os bens que aquela teve de deixar para trás. Embora a primavera ainda venha longe já conseguiu dar cabo das provisões todas organizando umas "parties" com os amigos e umas "raves" com os artistas e escritores progressistas que duram até de madrugada. Sérgio Godinho compõe a canção de protesto "Formiga fascista, inimiga do artista...".
A antiga casa da formiga deteriora-se rapidamente porque a cigarra está-se cagando para a sua conservação. Em vez disso queixa-se que o Governo não faz nada para manter a casa como deve de ser. É nomeada uma comissão de inquérito para averiguar as causas da decrepitude da casa da formiga. O custo da comissão (interpartidária mais parceiros sociais) vai para o Orçamento de Estado: são 3 milhões de euros por ano.
Enquanto a comissão prepara a primeira reunião para daí a três meses, a cigarra morre de overdose.
Rui Tavares comenta no Público a incapacidade do Governo para corrigir o problema da desigualdade social e para evitar as causas que levaram a cigarra à depressão e ao suicídio.
A casa da formiga, ao abandono, é ocupada por um bando de baratas, imigrantes ilegais, que há já dois anos que foram intimadas a sair do País mas que decidiram cá ficar, dedicando-se ao tráfego da droga e a aterrorizar a vizinhança.
Ana Gomes um pouco a despropósito afirma que as carências da integração social se devem à compra dos submarinos, faz uma relação que só ela entende entre as baratas ilegais e os voos da CIA e aproveita para insultar Paulo Portas.
Entretanto o Governo felicita-se pela diversidade cultural do País e pela sua aptidão para integrar harmoniosamente as diferenças sociais e as contribuições das diversas comunidades que nele encontraram uma vida melhor.
A formiga, entretanto, refez a vida na Suíça e está quase milionária...

Fim

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Televisão Digital Terrestre (TDT)


o-que-e-tdt
A TDT – televisão digital terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que irá substituir a atual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional”). A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que esta tecnologia fosse introduzida em todos os países da União, estabelecendo um prazo (até 2012) para o desligamento da atual transmissão analógica.

Funcionamento da TDT

Na Televisão Digital Terrestre, os sons e imagens de diferentes canais de TV são digitalizados, codificados e difundidos através do ar pelos centros emissores. Este sinal é posteriormente recebido, por intermédio das antenas individuais ou coletivas dos edifícios, e convertido novamente no som e imagem de cada canal de TV pelos descodificadores TDT (independentes ou integrados nos televisores) instalados nas casas.

Os benefícios da TDT

Acima de tudo, os portugueses que vêem os 4 canais atuais (5 nas regiões autónomas) através da televisão tradicional vão beneficiar de uma melhor experiência de televisão:
  • A TDT disponibiliza, para além da RTP1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), um canal em Alta Definição (HD – High Definition), partilhado pelos operadores;
  • A TDT permite também funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como sejam Guia TV (EPG), Barra de Programação, Pausa TV, Gravação da Emissão ou Agendamento de Gravações;
  • A qualidade de som e imagem da emissão em TDT é muito superior à da atual emissão analógica, fruto sobretudo da natureza digital do sinal (possibilidade de som Dolby digital).

Como receber a TDT

Para receber as emissões da TDT é necessário possuir um televisor com sintonizador DVB-T e que suporte a norma MPEG-4/H.264. No caso de o seu televisor não suportar a norma MPEG-4/H.264 (a maioria não suporta), tem duas alternativas:
  • Adquirir um novo televisor que suporte a norma MPEG-4/H.264;
  • Aadquirir um recetor de TDT DVB-T que suporte a norma MPEG-4/H.264. Este receptor é ligado entre a antena recetora e o televisor e a ligação ao televisor pode fazer-se através de cabo HDMI, Scart ou tomada de antena.
É ainda necessário possuir ou ter acesso a uma antena de UHF, de preferência exterior, e de banda larga (C21-C69), orientada para o emissor de TDT que serve a sua zona.

Perguntas frequentes sobre TDT

Quando começou a TDT em Portugal?

As emissões de TDT em Portugal começaram no dia 29 de abril de 2009, em 29 localidades do litoral, interior e ilhas, cobrindo 40% da população portuguesa. Nessa data, a lista de localidades cobertas pela TDT era a seguinte: Alcochete, Almada, Alpiarça, Amadora, Barreiro, Benavente, Chaves, Coimbra, Entroncamento, Évora, Faro, Funchal, Gaia, Golegã, Lisboa, Mangualde, Matosinhos, Moita, Montijo, Oeiras, Olhão, Palmela, Ponta Delgada, Porto, Salvaterra de Magos, Seixal, Sintra, Torres Novas e Viana do Castelo. Desde aí, o alargamento das emissões de TDT tem sido progressivo, cobrindo cada vez mais localidades nacionais. No entanto, só existe a obrigação de chegar a 87,26% da população utilizando emissores terrestres. Isto significa que até 12,74% da população poderá vir a receber as emissões digitais via satélite, devido à dificuldade de cobertura de alguns locais. O fim das emissões analógicas de televisão, que chegam às nossas casas desde 1957, está previsto para o dia 26 de abril de 2012.

Preciso de comprar uma TV nova?

Não. Apenas terá de comprar um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, caso não possua já um equipamento que permita a receção direta do sinal digital compatível com esta norma. Possuindo uma antena UHF instalada e um descodificador compatível, basta ter a antena orientada para o emissor TDT mais próximo da sua zona e sintonizar os seus equipamentos para o digital, utilizando a sintonia automática do seu equipamento ou, caso prefira, sintonizando o seu descodificador no canal 56 da banda UHF se estiver em Portugal continental.

Preciso de comprar uma antena nova?

O serviço de Televisão Digital Terrestre é fornecido através do ar e necessita, por isso, de uma antena de receção para captar o sinal de TV. Se já utiliza a receção analógica terrestre e dispõe de uma antena de receção UHF e respetiva cablagem até ao seu televisor, apenas necessitará de adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264. Se não possuir serviço de receção de sinal analógico, deverá proceder à instalação de uma antena UHF e respetiva cablagem na sua habitação, e adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264.
Caso não utilize o serviço terrestre analógico, mas possua a instalação de cabo e a antena UHF, bastará adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264. Possuindo uma antena UHF instalada e um descodificador compatível, basta ter a antena orientada para o emissor TDT mais próximo da sua zona e sintonizar os seus equipamentos para o digital, utilizando a sintonia automática do seu equipamento ou, caso prefira, sintonizando o seu descodificador no canal 56 da banda UHF se estiver em Portugal continental ou na Região Autónoma da Madeira, ou no canal 54 na Região Autónoma dos Açores.

Quanto custará mudar para a televisão digital?

A receção das emissões da TDT é gratuita. Se já utiliza a receção analógica terrestre com 4 canais (5 nas Regiões Autónomas), o custo de mudança para digital corresponde apenas ao valor do descodificador que terá que ser compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, caso não possua já um equipamento de TV que permita a receção direta do sinal digital compatível com esta norma.

Quem já tem TV por subscrição pode ter TDT?

Quem já tem TV por subscrição não tem de se preocupar, uma vez que a TDT não afeta estes serviços. Contudo, se apesar de ter TV por subscrição, tiver televisores em casa que estejam ligados à antena com acesso aos atuais 4 canais gratuitos (5 nas Regiões Autónomas), então deverá prepará-los para a TDT.

Sistemas de televisão por IPTV, cabo ou satélite são obrigados a passar para TDT?

Não. Caso não utilize o serviço terrestre analógico (televisão “tradicional” por antena), mas sim um serviço de TV por subscrição (cabo ou satélite), não necessita de fazer qualquer alteração, pois a TDT não tem qualquer impacto nestes serviços.

Será necessário um descodificador por cada televisor ou um dá para as várias televisões da habitação? E do prédio?

Por cada televisão tem que haver um descodificador de TDT compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, uma vez que a execução de todos os comandos, como mudar de canal ou alterar o volume, por exemplo, passará diretamente para o descodificador, através do seu telecomando. No entanto, perspetivam-se soluções mais avançadas que permitem ao utilizador descodificar o sinal da TDT e distribuí-lo para todas as habitações do prédio e divisões da casa com cabo de ligação à antena. Estas soluções, contudo, não deverão suportar a totalidade das funcionalidades da TDT.
Fonte: ComoFazer

Receita para comemorar o Dia dos Reis




Hoje é Dia de Reis…
Termina, oficialmente,a quadra natalícia.
Lembrei-me de partilhar convosco esta receita, fabulosa, de vinho quente com canela, que pode ser uma boa opção para acompanhar o Bolo-rei… – Esse “desamado” das doçarias e guloseimas!

Aqui fica:
  • 1 garrafa de vinho tinto, 2,5 dl. sumo de laranja, 1 pau de canela, 1 laranja às rodelas, ½ limão ás rodelas, 1 colher de sopa de mel, 2 colheres de sopa de açúcar, 5 cravinhos da Índia espetados numa casca de laranja, 1 pitada de canela em pó (muito pouquinho).
  • Deixa ao lume 20 minutos, a fervilhar muito suavemente. No final junta 1 golo de Vinho do Porto.
Servir antes, durante ou depois do Bolo-rei e será um momento cool e de bom gosto!

De qualquer forma não abusem!

As melhores obras de arte urbana de 2011

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

El sitio especializado Street Art Utopia eligió las 100 mejores fotos de arte urbano de todo el mundo a lo largo de 2011. Stencil, grafittis y todo tipo de expresión artística tiene lugar entre las mejores fotos de arte urbano 2011. Banksy, Spider-man, Batman, R2D2, Pacman, sexo, Facebook, política, animales, adolescentes, Burger King, la guerra y el arte conviven en la elección de Street Art Utopia. Foto: STREET ART UTOPIA

Para ver as restantes imagens, ver aqui.

Partilha