terça-feira, 6 de agosto de 2013

100 anos das bicicletas da Volta da França: A evolução do ciclismo

Existem poucos desportos profissionais tão ligados à tecnologia como o ciclismo. Uma bicicleta não é apenas um equipamento, como um ski ou uma raquete de ténis – é uma uma relação simbiótica entre máquina e atleta. E é impressionante ver como algumas peças da máquina mudaram tão drasticamente no último século, enquanto outras continuam praticamente idênticas!

Este ano decorreu a 100ª edição do Tour de France (a Volta da França em Bicicleta), e é um ótimo momento para olhar para toda a evolução da bicicleta de estrada.

No Blog  Le Blog de Velos Vintage podemos admirar uma ótima coleção de bicicletas usadas durante a Volta da França em toda a história.



1903

Sessenta ciclistas competiram no primeiro Tour, e apenas 21 terminaram. Maurice Garin, foi o vencedor com a sua "La Françaice" de aço. A sua estrutura pesada contava com um tipo de pedal que havia sido inventado alguns anos antes.



1914

Uma geometria mais moderna estava a emergir uma década depois. Esta Thomman-Joly era pilotada pela estrela belga León Scieur, que venceu a volta em 1914. Na altura, os corredores faziam a própria manutenção. Era contra as regras do Tour receber ajuda!



1924

O primeiro vencedor italiano, Ottavia Bottecchia, pedalava numa AuTomoTo-Hutchinson durante sua vitória em 1924. Três anos depois, ele foi encontrado morto com uma fratura no crânio na encosta de uma estrada com a sua bicicleta impecável. A sua morte permanece um mistério, mas muitos atribuem a agentes de Mussolini, com medo das tendências anti-fascistas de Bottecchia.



1930

André Leducq, que venceu o Tour em 30 e 32, com uma Alcyon-Dunlop. Ainda sem mudanças, é difícil imaginar alguém ´pedalando uma bicicleta com uma única velocidade através dos Alpes. As mudanças (velocidades) foram introduzidas sete anos depois, em 1937.


1934-39

Antonin Magne venceu o Tour em 31 e 34, quando ele secretamente testou o primeiro aro “duralumínio” durante a corrida. Ele se esforçou tanto para disfarçar que pintou grãos de madeira no aro, pois a tecnologia era proibida na época.


1952

O vencedor do Tour de 1947, Jean Robic, pedalou esta Colomb-Clément em 1952. Veja as alças de aço – e agora estamos na era das mudanças! Robic também foi um dos primeiros ciclistas a usar um capacete após fraturar o crânio em 1944.



1962

Jacques Anquetil (visto acima com Eddy Merckx) venceu o Tour cinco vezes com uma Saint-Raphael-Helyett de 1962.



1967

Felice Gimondi, que venceu o Tour em 65, pedalou uma Bianchi 1967 celeste por anos. Contemporâneos de Bianchi vão reconhecer suas iniciais, pois eram usadas nas armações FG Light da empresa.


1974

Eddy Merckx é provavelmente o ciclista mais conhecido do século XX – ele ganhou cinco vezes a Volta da França e tornou-se um dos ciclistas mais vitoriosos da história. Há muito a ser dito sobre ele, mas...



1985

Laurent Fignon, com óculos, pedalava uma Gitane de aço na suas vitórias de 1983 e 1984.


1990

Greg LeMond foi o primeiro ciclista não-europeu a vencer a Volta da França em 1986, e venceu pela segunda e terceira vez em 89 e 90. Aqui, pode-se ver a pintura única dele – assim como seu pedal sem clip, o que se tornou comum no fim dos anos 80.



1994

Esta foi a última vez que uma bicicleta de aço venceu o Tour, quando Miguel Indurain conquistou a sua quarta de cinco vitórias. A sua Pinarello de 9kg, segundo relatos, tinha apenas a marca Pinarello – na verdade, ela tinha sido construída por Dario Pegoretti.


1998

Estamos entrando na era moderna, com empresas a experimentarem bicicletas com materiais como fibra de carbono. A Bianchi Mega Pro XL Reparto Corse, de Marco Pantani, uma bicicleta de alumínio, foi a última bicicleta a vencer o Tour de France sem ser feita de fibra de carbono. Foi o fim de uma era!



1999-2003

Lance Armstrong perdeu os seus títulos, mas a sua Motorola-Eddy Merckx de 1994 de aço acima é fascinante em comparação com suas outras bicicletas. Armstrong se tornou um "early adopter" de tecnologias contemporâneas de ciclismo, muitas vezes em parceria com a Trek.
Ele foi o primeiro vencedor a usar uma bicicleta de fibra de carbono e em 2003, usou a bicicleta mais leve da história do Tour (uma Trek 5900 SL de 6,5kg) Os organizadores determinaram o uso de bicicletas com um peso mínimo de 6,8kg.


2013

Alberto Contador, El Pistolero, venceu o Tour em 2007 e 2009 (e foi banido por um tempo por doping)! Esta é a sua Specialized Tarmac SL4
Neste ano, Chris Froome, foi o grande vencedor!
Aqui poderá obter informações mais completas sobre o Tour do centenário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha