Com o objetivo de envolver a comunidade educativa, em particular as escolas (através dos órgãos de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa) e os seus docentes no processo de definição das Aprendizagens Essenciais, a Direção-Geral da Educação promove a consulta pública dos documentos relativos a cada disciplina, por ciclo, do ensino básico até ao dia 04 de junho.
Os contributos são apresentados através de formulário.
Prosseguindo o objetivo de construção participada dos documentos agora em consulta, e sem prejuízo de o questionário privilegiar uma análise dirigida ao saber curricular específico que distingue os docentes, prevê-se também a possibilidade de acesso por instituições ou entidades cujos contributos, pela natureza da sua intervenção, constituirão uma mais-valia neste processo.
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CONTEXTUALIZAÇÃO[1]
As Aprendizagens Essenciais (AE) são documentos de orientação curricular base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, e visam promover o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Tendo sido construídas a partir dos documentos curriculares existentes, que se mantêm em vigor, as AE são a base comum de referência, isto é, o denominador curricular comum para todos os alunos, nunca esgotando o que um aluno tem de aprender.
A componente do referencial curricular designada por Aprendizagens Essenciais expressa a tríade de elementos — conhecimentos, capacidades e atitudes — ao longo da progressão curricular, explicitando:
(a) o que os alunos devem saber (os conteúdos de conhecimento disciplinar estruturado, indispensáveis, articulados concetualmente, relevantes e significativos);(b) os processos cognitivos que devem ativar para adquirir esse conhecimento (operações/ações necessárias para aprender);(c) o saber fazer a ele associado (mostrar que aprendeu), numa dada disciplina — na sua especificidade e na articulação horizontal entre os conhecimentos de várias disciplinas —, num dado ano de escolaridade.
Tudo isto integrado no ciclo respetivo e olhado na sua continuidade e articulação vertical, ao longo da escolaridade obrigatória.
Consulte a síntese do processo de conceção das AE.
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Assim, devem os interessados apresentar os contributos respondendo através do formulárioque se apresenta organizado em três áreas estruturantes da conceção das AE:
· Introdução· Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)§ Organizador/Domínio e AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes§ AE: Ações estratégicas de ensino orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Descritores do Perfil dos Alunos· Apreciação geral
Consulte aqui as APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
Componentes do currículo
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1. º Ciclo
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2. º Ciclo
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3. º Ciclo
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1.º Ano
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2.º Ano
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3.º Ano
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4.º Ano
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5.º Ano
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6.º Ano
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7.º Ano
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8.º Ano
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9.º Ano
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Português
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Matemática
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Estudo do Meio
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Educação Artística |
Artes Visuais
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Expressão Dramática/Teatro
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Dança
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Música
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Educação Física
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Inglês
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TIC
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História e Geografia de Portugal
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Ciências Naturais
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Educação Visual
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Educação Tecnológica
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Educação Musical
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Língua Estrangeira II |
Alemão
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Espanhol
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Francês
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História
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Geografia
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Físico-Química
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Português Língua Não Materna |
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