segunda-feira, 18 de março de 2013

Neste dia... na História!...

Trégua franco-argelina
18 de março 1962


A 18 de Março de 1962, a França e a Argélia assinam umas tréguas para acabar com a guerra e 130 anos de domínio francês. Em 1954, guerrilhas islâmicas da Frente de Libertação Nacional (FLN) iniciaram a guerra pela independência do país.
Em 1956, a FLN ameaçava invadir as cidades da colónia, lar de uma abundante localidade europeia. Meio milhão de soldados franceses foi enviado para conter a revolta.
Até 1958, a FLN continuava a limitar a sua actuação a áreas rurais mas uma nova crise estalou quando os Europeus argelinos se lançaram à rua, em manifestações com multidões, pedindo a integração da Argélia na França e o regresso de Charles de Gaulle ao poder.
A 18 de Março de 1962, de Gaulle supervisionou a assinatura de umas tréguas e a sangrenta guerra argelina terminou oficialmente.


Suicídio coletivo
18 de março de 2000


No dia 18 de março de 2000, um grupo numeroso de seguidores da seita ugandesa "Restauração dos Dez Mandamentos de Deus" fechou-se numa igreja, tapou as janelas, regou-se com gasolina e ateou fogo, suicidando-se.
O líder da dita seita, Joseph Kimbwetere, juntamente com cerca de 1000 pessoas, já tinha preparado a sua própria morte, depois de dois dias de oferendas e rituais, convicto de que aquele dia tinha sido escolhido para o encontro com a Virgem, que viria buscá-los para os levar para o Céu.
A tragédia de Kanunga correu mundo, e é um dos suicídios coletivos mais mortíferos da história contemporânea, já que ultrapassa, por exemplo, outro massacre ocorrido em 1997, na Guiana, no qual morreram 900 pessoas com a ingestão de cianeto.


Teoria da relatividade
18 de março de 1916


No dia 18 de março de 1916, o físico Albert Einstein publicou a sua Teoria Geral da Relatividade.A apresentação foi feita na Academia de Ciências Prussiana.
A famosa teoria depende diretamente da chamada Teoria Especial da Relatividade. Os princípios fundamentais em que se baseia são o princípio da equivalência, a noção da curvatura do espaço/tempo e o princípio de covariância generalizado.
Einstein declarou que, num ponto concreto, não se pode distinguir um corpo acelerado uniformemente de um campo gravitacional uniforme.
Os estudos do físico também permitiram fundar os princípios básicos para o campo da Cosmologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha