Gás sarin no metro de Tóquio
20 de março 1995
No momento de maior afluência de viajantes no metro de Tóquio, membros da organização religiosa Aum Shinrikyo libertam o gás letal sarin na estação de Kasumigaseki.
Os terroristas ingeriram um antídoto contra o sarin e escaparam, enquanto os viajantes, asfixiados, tentavam aceder às saídas. O resultado foi de doze vítimas mortais e mais de 5.000 intoxicados que deram entrada nos hospitais de Tóquio, muitos deles em estado de coma.
Após o ataque e a reivindicação do atentado, a polícia japonesa assaltou a sede de Aum Shinrikyo e prendeu centenas de membros, incluindo o seu líder, o mestre Shoko Asahara.
A seita, cujo culto mistura ioga, budismo e cristianismo apocalíptico, já se encontrava sob suspeita desde outro ataque com gás sarin em 1994 que acabou com a vida de sete pessoas, assim como pelo assassínio de vários opositores políticos.
Morre Isaac Newton
20 de março de 1728
A 20 de março de 1728 morreu Isaac Newton, físico e inventor inglês. Era um jovem silencioso e pensativo que ingressou na Universidade para estudar os princípios da Filosofia aristotélica, embora, em 1663, tenha surgido o interesse pelas questões relativas à investigação experimental da Natureza.
Desde finais de 1664, trabalhou intensamente em diversos problemas matemáticos, tendo abordado o teorema do binómio com base em trabalhos de John Walls. O período de 1665-1666 foi muito fértil em termos de descobrimentos, entre os quais se destaca a Lei do inverso do quadrado da gravitação ou o desenvolvimento das bases da Mecânica clássica.
Em 1679 inventa e comprova a Lei da Gravitação Universal e estabelece a compatibilidade entre a sua lei e as de Kepler sobre os movimentos planetários, publica os seus trabalhos de Mecânica e as suas famosas obras "Philosophiae naturalis principia mathematíca. Livros que explicam os fundamentos da Física e da Astronomia.
Newton elaborou igualmente um esquema matemático no texto da Bíblia, analisando cada linha até encontrar dados surpreendentes e previsões no texto. Frequentemente, é considerado o maior cientista de todos os tempos.
Fonte: Canal História
Sem comentários:
Enviar um comentário