segunda-feira, 15 de abril de 2013

Algumas excelentes alternativas ao Google Reader

O anuncio, por parte da Google, do fecho do Google Reader veio apanhar de surpresa muitos utilizadores que faziam deste serviço o ponto central de procura de notícias e de outros conteúdos.

Esse serviço, que desde 2005 vinha a fornecer uma forma simples e centralizada de aceder aos conteúdos de muitos sites, permitia que em qualquer lugar tivéssemos as nossas notícias arrumadas e sempre actualizadas para fácil leitura.

Mas com esta confirmação e certeza dada é tempo de procurarmos alternativas para continuarmos a ter os nossos fluxos de notícias arrumados e acessíveis.


O fecho do Google Reader é uma certeza e, tal como é norma na Google, esta decisão é irrevogável e definitiva.

Por muito que os seus utilizadores se queixem e manifestem o seu desagrado, é uma certeza que este serviço não vai regressar e que o ideal mesmo é procurarem outras alternativas.

Multiplicaram-se pela Internet petições para que o Reader voltasse mas o resultado mais obvio é a Google ignorar essas petições e avançar com o fecho do Google Reader no dia 01 de Julho de 2013.

É por isso hora de começarmos a procurar alternativas viáveis para substituir o Reader. Para vos ajudar nessa demanda vamos apresentar algumas alternativas que podem usar para substituir o Google Reader e que fornecem as mesmas funcionalidades.

Feedly


O Feedly é, das propostas apresentadas, a única que assenta numa extensão e não directamente numa página web.

Para acederem ao Feedly necessitam apenas de instalar no vosso browser favorito a respectiva extensão. Existem versões do Feedly para Chrome, Safari e Firefox. Se preferirem, o Feedly está também disponível paraiOS e Android.

O Feedly tem a capacidade de importar directamente do Google Reader as subscrições que tenham feitas.

A sua interface é muito simples de usar e permite que adicionem novas fontes de notícias de forma simples e rápida.

Este é provavelmente o serviço que mais utilizadores deve ter e deverá ser o mais usado após o fecho do Google Reader.

Homepage: Feedly

Netvibes


O Netvibes é outra excelente alternativa ao Google Reader. É provavelmente de todos o mais completo pois para além dos feeds de notícias que podem receber via RSS, o Netvibes pode ainda ter presente vários gadgets adicionais e que complementam a informação a que podemos aceder.

O Netvibes pode ser considerado mais uma substituição do iGoogle do que do Google Reader, mas consegue cumprir na perfeição o que é pedido caso pretendam usá-lo para substituir o Reader.

A interface do Netvibes assenta apenas na Web e não tem cliente para dispositivos móveis. O Netvibes permite que configurem de forma muito modular e pormenorizada vários parâmetros para a sua utilização.

O Netvibes também permite que importem directamente do Reader as vossas subscrições, para facilitar a utilização e a configuração.

Homepage: Netvibes

Skimr


Se houvesse um prémio para o leitor mais simples e minimalista o prémio ia para o Skimr. Este é de longe o mais simples de usar e o que apresenta a informação de forma mais compacta.

O Skimr apresenta de início uma lista de sites noticiosos mais conhecidos e que são os standard, mas permite aos utilizadores que adicionem os seus próprios de forma manual.

Apesar de ser o mais limpo e minimalista, o Skimr consegue dar conta do serviço e permite que tenham acesso aos vossos feeds arrumados e organizados.

Homepage: Skimr

Feedspot


O Feedspot é mais uma excelente alternativa que podem ter para poderem ter acesso aos vossos conteúdos noticiosos. Podem importar esses mesmos conteúdos de um ficheiro XML e manter toda a sua estrutura intacta.

A navegação dentro do Feedspot pode ser feita com recurso aos atalhos definidos e a partilha nas redes sociais esta garantida.

A arrumação dos conteúdos pode ser feita em dois modos e podem escolher ver apenas os que ainda não foram lidos ou a sua totalidade.

Também o Feedspot permite que importem directamente as vossas assinaturas do Google Reader.

Homepage: Feedspot

Pulse


O Pulse é um leitor que nasceu primeiro como uma aplicação móvel e só depois viu nascer a sua interface Web. A presença das aplicações móveis e da nierface Web permite que tenham uma interligação forte dos vossos conteúdos, independentemente do local onde os estejam a ler.

Toda a informação está centralizada e as vossas assinaturas podem ser vistas no Android, iOS ou via browser.

A apresentação da informação é feita de forma muito cuidada e podem ser criados separadores por temas.

O Pulse Web está disponível e funcional para os Browsers mais conhecidos. Oficialmente são suportados o Internet Explorer, Google Chrome, Firefox e Safari.

Infelizmente, para os utilizadores do Opera, esta Web App aparenta não funcionar. Para Windows, é no Internet Explorer 10 onde se obtém a máxima fluidez.

Homepage: Pulse

The Old Reader


De todas as alternativas que vos apresentaremos, o The Old Reader é a que mais se assemelha ao Google Reader. Se são utilizzadores do Readser então não vão estranhar a interface do The Old Reader pois estas são muito similares.

Tal como as anteriores, o The Old Reader permite que importem o vosso conteúdo do Reader para este serviço, sendo mantida toda a estrutura de pastas e subscrições.

Os atalhos de navegação podem ser usados para facilitar a navegação dentro dos feeds e para aceder de forma simples aos conteúdos.

O The Old Reader tem disponível extensões para Chrome e Safari para que possam adicionar facilmente novos feeds à vossa lista.

Homepage: The Old Reader


Agora que estão apresentadas algumas alternativas ao Google Reader, é hora de escolherem a que mais se adaptar às vossas necessidades e a que gostarem mais de usar.

Existem muitas mais passíveis de serem usadas, mas estas são as principais e as mais usadas. Estão disponíveis para todos usarem e baseiam-se, tal como o Google Reader em interfaces Web, acessíveis em qualquer lugar.

O fecho do Reader será no dia 01 de Julho e até lá podem calmamente escolher uma alternativa que consiga dar-vos as mesmas funcionalidades e as capacidades que este serviço disponibiliza.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha