terça-feira, 30 de abril de 2013

Neste dia... na História!...

Hitler suicida-se
30 de abril 1945


O Führer Adolf Hitler suicida-se. Antes de iniciar o assalto à Europa, Hitler (1889-1945) assegurou aos seus seguidores que o Terceiro Reich duraria 1.000 anos. Doze anos depois, nas semanas prévias à libertação da Europa por parte dos aliados, Hitler retirou-se para o seu bunker por baixo da Chancelaria de Berlim enquanto o império nazi ruía.
No dia seguinte ao casamento com a sua amante, Eva Braun, o casal suicidou-se através da ingestão de cápsulas de cianeto. Dois dias depois, soldados do Exército Vermelho encontraram os restos carbonizados dos seus corpos na cratera de uma bomba.


Richard Nixon cede
30 de abril de 1974


No dia 30 de abril de 1974, o Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, entregou as gravações que dispunha sobre o escândalo Watergate à comissão investigadora do caso.
O escândalo político chamado Watergate rebentou em 1972 e afetava diretamente o Presidente e os seus conselheiros mais próximos. A imprensa revelou que Nixon e os seus assessores não só foram responsáveis por um roubo na sede do Comité Nacional do Partido Democrata, como também estavam implicados em crimes, abusos de poder, fraudes, espionagem política, sabotagens e escutas ilegais em grande escala, entre outros delitos.
As gravações continham material secreto que o Presidente gravou na Casa Branca e que demonstravam claramente que o Chefe de Estado tinha obstruído a Justiça e tentado esconder o roubo. As gravações ficaram conhecidas como "Pistola Fumegante", e o Supremo Tribunal dos Estados Unidos obrigou-o a entregá-las.
Finalmente, Nixon apresentou a sua demissão a 9 de agosto de 1974, enquanto os outros envolvidos foram detidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha