terça-feira, 7 de junho de 2011

iOS 5 – Grandes Novidades para os dispositivos Móveis Apple

A Apple, na sua história recente, nunca havia lançado tantas novidades e colocado a fasquia tão alta. Nos 3 patamares de desenvolvimento, Lion, iOS 5 e iCloud, a Apple apostou muito no iOS 5 como líder no mercado com maior expansão nos últimos 2 anos.

A Apple lançou um novo software que, em conjunto nos três iDevices (iPhone, iPad e iPod Touch), lidera o mercado mobile com mais de 44% de quota.

Foram várias as novidades que a Apple entendeu colocar nesta nova versão do iOS, entre elas estão 10 que fazem toda a diferença e, acima de tudo, vão aumentar consideravelmente a popularidade do sistema operativo mobile da marca de Cupertino.

Algumas das novidades foram inspiradas em aplicações de terceiros existentes fora da App Store, foram inspiradas nos meandros dos repositórios para lá do Jailbreak, sinal que a Apple tem atenção no que por lá se produz e ouve as pretensões dos seus clientes.

Também temos funcionalidades já conhecidas de outros sistemas operativos. Na verdade a Apple aproveitou o conceito e melhorou a técnica. Também o mercado é um óptimo local de ideias inovadoras, assim como são as ideias que a Apple lança constantemente no mercado.

Vamos deixar um pequeno resumo das novidades mais sonantes e, logo que tenhamos o iOS em nosso poder, iremos alargar as análises a cada uma das funções.

Centro de Notificações

Podem ter todos os tipos de notificações no vosso iDevice. Novos emails, mensagens de texto e pedidos de amigos. Com o Centro de Notificações pode manter controladas todas as notificações num único local. Basta passar um dedo do topo em qualquer ecrã e aceder ao Centro de Notificações. Este Centro é a melhor forma de se manter informado e actualizado de todas as notícias e novidades da sua vida.

iMessage

O iMessages é um novo serviço de mensagens para todos os utilizadores do iOS5. Podem mandar mensagens de texto, sem qualquer limite, a partir do seu iPad, iPhone ou iPod Touch, via WiFi ou 3g, para qualquer outro iDevice. O iMessage permite que sejam enviadas mensagens para grupos e podem ser enviadas mensagens de texto, fotos, vídeos ou contactos. Podem inclusive começar uma conversação num dispositivo e continuar a conversação noutro qualquer.

Banca de Jornais

Num único local o iOS5 vai reunir todas as subscrições que tenham de jornais ou revistas. Passa a existir também uma zona na App Store reservada para a compra e subscrição de jornais e revistas. Sempre que uma nova edição das vossas revistas ou jornais estiverem disponíveis estas vão ser actualizadas no vosso iDevice.

Lembretes

Os lembretes vão permitir que mantenham a vossa vida organizada. Vão poder criar listas de tarefas, com datas de execução e localizações. Por estarem associadas a localizações, sempre que entrarem num local onde podem executar essas tarefas vão receber lembretes. Como os lembretes vão funcionar com o iCal, Outlook e iCloud, sempre que alterarem um lembrete, este vai propagar-se por todos os vossos calendários.

Twitter

O iOS 5 vai permitir que o vosso iDevice se integre perfeitamente com o Twitter. Esta integração vai ser feita de forma a que possam enviar mensagens para o Twitter directamente do Safari, Photos, Camera, YouTube ou Maps. Podem ainda adicionar uma localização a qualquer Tweet, independentemente da aplicação que estejam a usar.

Câmara

Muitas novidades estão guardadas para a Câmara neste novo iOS 5. Vamos poder chamar a Câmara directamente do ecrã bloqueado. Podem usar as grid lines, os movimentos pinch-to-zoom e o toque único para focar. Usem o botão para aumentar o volume para disparar a câmara. Se tiverem o Photo Stream activo no iCloud as vossas fotos são imediatamente enviadas para os vossos outros iDevices.

Safari

O iOS 5 trará novas funcionalidades de navegação para o iPhone, iPad e iPod touch. O Safari Reader permitirá mostrar os artigos web sem publicidade ou outras distracções. As Reading List vão permitir gravar artigos interessantes para ler mais tarde. No iPad, a navegação com separadores irá permitir que mantenham todas as páginas onde estão a navegar acessíveis de forma rápida e simples. No iOS 5 o Safari vai mostrar melhorias a todos os níveis.

Livre do PC

Com o iOS 5 vão deixar de necessitar de ligar o vosso iPad, iPhone ou iPod Touch para o activar. Vão poder fazê-lo de forma simples e através de uma rede WiFi assim que o tirarem da caixa. Vão ainda poder actualizar o vosso iDevice através de uma rede WiFi. Se tiverem o serviço iCloud activo então até os backups vão poder ser feitos pelo ar.

Email

As vossas caixas de correio estão prestes a sofrer grandes alterações. Vão passar a poder adicionar às vossas mensagens texto formatado ou indentado. Podem rearranjar os destinatários dentro dos campos correspondentes ou marcar mensagens como importantes. A pesquisa foi melhorada e passam a poder pesquisar no corpo da mensagem. O serviço iCloud vai permitir que tenham uma nova conta de email gratuita que se actualiza em todos os vossos dispositivos.

Sincronização por Wi-Fi

Sincronizem o vosso iDevice com o vosso Mac ou PC através de uma ligação WiFi partilhada. Sempre que ligarem o vosso dispositivo à corrente este vai tentar sincronizar e fazer backup com o iTunes do vosso computador

Multitasking Gestures para o iPad

O iOS 5 inclui novos movimentos e atalhos para vos ajudar a usar o iPad de forma ainda mais simples. Quatro dedos para acederem à barra de aplicações, pinch para voltarem ao ecrã principal e folheiem para a esquerda ou direita para alternarem entre aplicações.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha