quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Hoje na História

Mountbatten, último vice-rei da Índia
20 de Fevereiro 1947


Lord Louis Mountbatten (1900-1979), herói da Segunda Guerra Mundial e primo do rei Jorge VI, é nomeado o último administrador colonial na Índia. Como a Grã-Bretanha tinha prometido a independência da Índia no final da guerra, a sua nomeação provocou indignação no país asiático.
Não obstante, Mountbatten acelerou as negociações de independência e ao promover a partição do antigo Império Mogul em dois, Índia e Paquistão, é possível que salvasse o país de uma absoluta guerra civil. Na Inglaterra, muitos o viram como o causador da dissolução do Império britânico.
A 15 de Agosto de 1947, a Índia e o Paquistão foram declarados países independentes, mas o que Gandhi definiu como "o acto mais nobre da nação britânica" rapidamente se tornou numa série de massacres a grande escala de carácter religioso.
Mountbatten terminou a sua carreira como Governador da Ilha de Wright, onde morreu no seu iate ao rebentar uma bomba colocada pelo IRA. Na explosão também faleceram o seu neto e mais dois parentes.


O Museu Metropolitano de Arte
20 de fevereiro de 1872


A 20 de fevereiro de 1872, o Museu Metropolitano de Arte abriu as portas na zona de Manhattan, em Nova Iorque, sendo reconhecido como um dos museus mais importantes do mundo.
O primeiro Presidente foi Robert Lee Jenkins, que doou a sua coleção privada ao museu. Ao contrário dos museus europeus, a nomeação dos mais altos cargos para o Museu Metropolitano não depende do Governo nem de influências políticas. Trata-se de uma instituição conhecida pela sua longa trajetória de diretores.
A coleção do museu conta com mais de dois milhões de obras de arte do mundo inteiro. Nas suas galerias é possível encontrar relíquias da Antiguidade clássica, pinturas e esculturas dos grandes mestres da Europa e dos Estados Unidos. Estão expostas obras-primas de Rafael, el Greco, Rembrandt, Velázquez, Picasso, Pollock, Tiziano, Braque, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha