sábado, 23 de fevereiro de 2013

Previsões para os Óscares 2012 - 3ª Parte



Os Óscares 2013 vão ser entregues este Domingo (24 de Fevereiro de 2013) em Los Angeles, numa grandiosa cerimónia que vai ser apresenta por Seth MacFarlane, o inventivo criador das séries "American Dad" e "Family Guy".

O Prof-Folio vai agora tentar prever as escolhas da Academia!

Esta 3ª Parte desta Lista de Previsões foca-se nas previsões das importantes categorias dos argumentos, mas também tentamos prever os vencedores de uma das categorias técnicas mais importantes destes prémios - Melhor Fotografia. As três categorias de filmes especiais (Animação, Estrangeiro e Documentário) também são analisadas nesta terceira parte.

Melhor Argumento Original
Vencedor Provável - Zero Dark Thirty

As recentes vitórias de “Django Unchained” nos Globos de Ouro e nos BAFTAs conferem a este filme de Quentin Tarantino um certo favoritismo, mas eu preferia, muito mais, uma vitória de Michael Haneke e do seu “Amour”. O filme é fenomenal e deve muito do seu brilho ao seu quase perfeito argumento original que aborda, com uma originalidade e simplicidade incríveis, a essência do amor e vários temas difíceis. A Academia deverá, no entanto, atribuir o Óscar a “Zero Dark Thirty” e a Mark Boal, que muito recentemente venceu o Prémio do Sindicato de Guionistas Norte-Americanos (WGA). Eu admito que até prefiro a vitória de “Zero Dark Thirty” à de “Django Unchained”.

Melhor Argumento Adaptado
Vencedor Provável – Argo

A escolha parece difícil. “Life of Pi” e “Silver Linings Playbook” são dois grandes exemplos de argumentos adaptados de qualidade, mas acredito que este Óscar vai ser atribuído a Chris Terrio pelo seu trabalho em “Argo”. A Academia poderá, no entanto, preferir premiar Tony Kushner e o seu “Lincoln”. Este parece ser o cenário mais improvável, porque “Argo” é claramente o favorito, mais ainda porque venceu o Prémio do Sindicato de Guionistas Para o Melhor Argumento Adaptado.

Melhor Filme Estrangeiro
Vencedor Provável – Amour

Vamos ser realistas. São poucas as pessoas que pensam que “Amour” não vai ganhar o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Para além de ter conseguido mais quatro nomeações em outras categorias, “Amour” venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes e tem recebido rasgados elogios um pouco por todo o mundo. A sua força é inegável. “No” também tem uma boa cotação e “Kon-Tiki tem o apoio dos Irmãos Weinstein , mas “Amour” é o claro favorito.

Melhor Documentário
Vencedor Provável – Searching For a Sugar Man

Eu adorei “The Invisibale War”, mas “Searching For a Sugar Man” não é tão deprimente e deve também ser uma das produções documentais mais bem conseguidas dos últimos anos. Estas duas razões devem ser suficientes para lhe valer uma vitória fácil nesta categoria.

Melhor Filme de Animação
Vencedor Provável – Brave

As hipóteses de Burton vencer este Óscar são diminutas. “Wreck-it-Ralph” e “Brave” são os favoritos, mas acho que a Academia vai decidir premiar o trabalho da Pixar Animation, até porque a Academia tem um grande apreço pelos filmes deste estúdio de animação.

Melhor Fotografia
Vencedor Provável – Life of Pi

A dúvida entre “Life of Pi” e “Lincoln” é pertinente, mas parece-me que GG e “Life of Pi” têm uma ligeira vantagem sobre o seu maior rival. A minha aposta recai então em “Life of Pi”, mas acredito que “Lincoln” ou até mesmo “Skyfall” podem surpreender.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha