quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Legislação e Informações Gerais (1)


Publicado em Diário da República

Declaração de Retificação n.º 6/2018 - Diário da República n.º 40/2018, Série I de 2018-02-26

Assembleia da República
Declaração de Retificação à Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro, Orçamento do Estado para 2018, publicada no Diário da República, n.º 249, 1.ª série, de 29 de dezembro de 2017.

Deliberação n.º 218/2018 - Diário da República n.º 40/2018, Série II de 2018-02-26

Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior
Fixa os pré-requisitos para a candidatura ao ensino superior de 2018-2019.


Despacho n.º 2061/2018 - Diário da República n.º 41/2018, Série II de 2018-02-27

Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Gabinete do Ministro
Altera o Despacho n.º 13057/2016, de 19 de outubro, publicado no Diário da República n.º 209, Série II, de 2016-10-31, que fixa as orientações para o financiamento dos cursos técnicos superiores profissionais a suportar pelo Orçamento do Estado.


Informações Gerais

QUALIFICA 2018 · «Love the planet»

A Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego vai realizar-se de 1 a 4 de março, na EXPONOR - Feira Internacional do Porto.

O mote da feira “Love the planet” traduz a preocupação pelo nosso planeta e a necessidade de se inserir este tema na educação dos jovens.

Nesta edição, a Qualifica pretende contribuir para uma sociedade mais consciente e autónoma, permitindo que o publico mais jovem adote comportamentos em relação à comida e à sua vida na comunidade mais saudáveis e sustentáveis.
Lançamento Happy Onlife: Recurso Educativo sobre segurança online

No dia 14 de março, pelas 16h45m, no Palácio Galveias (Campo Pequeno 57 A) em Lisboa, irão ser apresentados os recursos educativos Happy Onlife, desenvolvidos pelo Joint Research Centre da Comissão Europeia, que têm como objetivo aumentar a literacia e as competências digitais das crianças entre os 8 e os 12 anos.

O Programa Media Smart e a Universidade Católica Portuguesa são os responsáveis pela tradução destes recursos para português e pela sua disseminação em Portugal.

Para além do lançamento do jogo Happy Onlife, será dada a conhecer a forma como o jogo pode ser trabalhado nas escolas e em casa, para que todos consigam promover um comportamento de maior segurança online junto das crianças e adolescentes.

A confirmação de presença deve ser realizada até ao dia 10 de março.

7 dias com os Media: venha participar!

O Grupo Informal sobre Literacia Mediática organiza mais uma iniciativa 7 Dias com os Media entre os dias 3 e 9 de maio, desafiando pessoas e instituições “a prestar atenção ao lugar que os media e as redes sociais ocupam no nosso quotidiano”.

Se a importância e o impacto daqueles é crescente, também há um conjunto de preocupações ligadas ao seu uso que surge de forma cada vez mais nítida. Por exemplo:
“Como nos podemos tornar mais capazes de um uso inteligente e criativo das máquinas e dos conteúdos e ser mais exigentes naquilo que partilhamos e de que gostamos? Como podemos enriquecer-nos culturalmente com as redes sociais e outras plataformas digitais? A que ferramentas e métodos recorrer, para ser capaz de distinguir entre o que tem valor e o que é mentira ou mesmo charlatanice? De que modo gerir o tempo, para não ficarmos demasiado dependentes dos ecrãs e, antes, os utilizemos para enriquecer os encontros diretos e explorar o mundo em que vivemos?”

As escolas e muito especialmente as bibliotecas escolares poderão associar-se a esta semana dos 7 Dias com os Media.
Todas as atividades e projetos que visem refletir e capacitar para um uso mais competente e crítico das redes sociais podem ser enquadrados nesta iniciativa.
Conferência Internacional: Bullying e Pessoas com Deficiência

Irá realizar-se, no dia 9 de março, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, a Conferência Internacional "Bullying & Pessoas com Deficiência".

A Conferência abordará a temática do disablist bullying, bullying para com as pessoas com deficiência ou necessidade educativa especial (NEE/D). Será também um evento de divulgação de um projeto internacional, envolvendo parceiros da Irlanda, Espanha e Itália, que irá desenvolver um módulo de formação para jovens e adultos com NEE/D e para os que os educam ou trabalham com eles.

A entrada é livre mediante inscrição.

Fonte: CIREP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha