quinta-feira, 2 de maio de 2013

Neste dia... na História!...

Avistado o lendário Monstro do Lago Ness
2 de maio 1933


Embora as histórias sobre um monstro aquático que vive no lago escocês Ness datem de há 1500 anos, a lenda moderna inicia-se quando é avistado e aparece nas notícias locais dia 2 de Maio de 1933. Alguns jornais londrinos mandaram enviados especiais para a Escócia e até um circo chegou a oferecer 20.000 libras esterlinas de recompensa pela captura do famoso monstro.
Uma famosa fotografia de 1934 mostrou uma criatura parecida com um dinossauro, com um pescoço comprido surgindo das águas enlameadas do lago, o que levou alguns a acreditar que Nessie era o único sobrevivente de um antigo e extinto Plesiossauro. Desde então, uma vasta sucessão de investigadores têm utilizado todo tipo de máquinas, como sonares submarinos e vídeo para tentar encontrar a prova definitiva da existência do Monstro do Lago Ness.
Algumas revelações de 1994 disseram que a famosa fotografia de 1934 tinha sido um grosseiro engano, para despertar o entusiasmo dos locais.


Primeiro-ministro britânico
2 de maio de 1997


No dia 2 de maio de 1997 foi eleito o Primeiro-ministro de 44 anos, o mais jovem dos últimos 185 anos: o político Tony Blair. Blair esteve no cargo do Governo entre 1997 e 2007, com o Partido Trabalhista.
Não há dúvida de que o maior sucesso da sua carreira política foi quando, em julho de 2005, o grupo terrorista IRA decidiu acabar com a luta armada, graças a mais de dois anos de negociações com o poder britânico.
Desde que pôs fim à sua atividade política em 2007, Blair decidiu dedicar-se a outra atividades, como o trabalho como assessor em diversas empresa do setor energético e financeiro.


É criado o Banco Central Europeu
2 de maio de 1998


A 2 de maio de 1998, o Conselho Europeu decidiu por unanimidade que 11 Estados-Membros, (Bélgica, Alemanha, França, Irlanda, Itália, Espanha, Luxemburgo, os Países Baixos, Áustria, Portugal e Finlândia) cumpriam os requisitos necessários para receber a moeda única a 1 de janeiro de 1999.
Só dois países, por referendo popular, não aderiram à Zona Euro: o Reino Unido e a Dinamarca. A 25 de maio de 1998, os Governos dos 11 Estados-membros nomearam o Presidente, o Vice-Presidente e os quatro membros do Comité Executivo do BCE. A tomada de posse efetiva de tais cargos teve lugar a 1 de junho de 1998.
O Banco Central Europeu é a instituição que administra a política monetária dos países que integram a Zona Euro e um dos Bancos Centrais mais importantes a nível mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha