sábado, 4 de maio de 2013

Neste dia... na História!...

Margaret Thatcher presta juramento de posse
4 de maio 1979


A dirigente do Partido Conservador Margaret Thatcher presta juramento no acto de posse do cargo como Primeira-ministra de Inglaterra. Um discurso directo e duro e uma economia em crise ajudaram a fazer de Margaret Thatcher a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira-ministra da Inglaterra.
Educada em Oxford, licenciada em Química e Direito, Thatcher prestou juramento um dia depois do Partido Conservador ter ganho uma maioria de 44 deputados nas eleições gerais para o Parlamento. A Primeira-ministra Thatcher foi valorizada por ter reduzido a inflação, mas devido ao grande aumento do índice de desemprego foi criada uma corrente de rejeição contra ela.
A sua popularidade disparou durante a guerra com a Argentina pelas Ilhas Malvinas em 1982, com a esmagadora vitória da Inglaterra. Margaret Thatcher demitiu-se em 1990, depois de 11 anos seguidos como Primeira-ministra, o mandato mais longo em 150 anos.


Milhões de computadores infetados
4 de maio de 2000


No dia 4 de maio de 2000, um vírus informático chamado I Love You paralisou milhões de computadores no mundo inteiro. Propagava-se através do correio eletrónico e teve a sua origem nas Filipinas.
Entre as instituições afetadas, encontrava-se o Pentágono, o Parlamento britânico, diversos meios de comunicação e jornais espanhóis, assim como as empresas Vodafone ou Siemens. O vírus caracterizava-se por ser worm, uma categoria muito perigosa pelo seu nível de contágio e capacidade de mutação.
O objetivo do vírus era aceder a material confidencial e obter chaves, assim como dados pessoais, e, em seguida, eliminava documentos, ficheiros, vídeos e outros arquivos. Os danos ascenderam a cerca de 100 milhões de dólares num só dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha