A abrangência dos vários acontecimentos e a beleza rara de muitas delas dificultam a sua escolha.
Decidimos escolher 13, em homenagem ao ano que hoje começa (2013)!
O fotógrafo inglês Luke MacGregor demorou três dias a conseguir esta foto da Lua cheia alinhada com os anéis dos Jogos Olímpicos na Tower Bridge, em Londres.
No primeiro dia, calculou mal a trajetória da Lua no céu e descobriu que estava mal posicionado. No segundo, estava corretamente posicionado mas os anéis dos Jogos Olímpicos tinham sido recolhidos para deixar passar um navio. Finalmente, ao terceiro dia, e à custa de uns quantos empurrões aos turistas que se juntavam para observar o alinhamento, conseguiu a foto.
Mian Khursheed fotografou esta situação bizarra a caminho do Vale Swat, no Paquistão, para uma reportagem sobre os esforços em desradicalizar uma região outrora controlada pelos talibã.
O camião estava sobrecarregado de palha de trigo. À medida que as pessoas paravam e tentavam ajudar o condutor a equilibrar o camião, «a situação foi-se tornando cada vez mais interessante».
O abraço entre Obama e a mulher é uma daquelas fotos capazes de ganhar eleições. Não digo que contribuiu para o voto dos indecisos, mas reforçou a imagem de homem carismático e atraente entre o eleitorado feminino.
A foto foi tirada por Jim Watson. Watson é um grande fotógrafo – não há lista de grandes fotos que não inclua uma dele.
O Real Madrid confirma em Bilbao o título de campeão espanhol da época 2011/12 e Mourinho é elevado aos ares pelos seus jogadores. Bons velhos tempos… (Foto de Ander Gillenea)
Seja qual for a nossa opinião sobre as motivações da rapariga ou o grau de antipatia pelos agentes da polícia de choque, a foto de José Manuel Ribeiro correu mundo e tem um valor iconográfico.
Talvez por não desejarmos incendiar as ruas como os gregos e os espanhóis, talvez por termos feito uma revolução feita com cravos nas metralhadoras, talvez porque Adriana Xavier é jovem e bonita, como a revolução um dia também o foi, a foto ganhou um valor simbólico.
Muitas e excelentes fotos foram tiradas de Usain Bolt, mas esta de Stefano Rellandini transmite na perfeição toda a força e rapidez deste super-atleta: o mundo gira sempre mais depressa quando nos colocamos no seu lugar…
Magnífica fotografia de Timothy A. Clary de um turista em Times Square procurando sinais da chegada do furacão a uma Nova Iorque cada vez mais desértica.
É uma das grandes fotos desportivas do ano, mais por culpa do «modelo» do que do fotógrafo. Mas Gabriel Bouys é um dos grandes e conseguiu uma imagem perfeita para caracterizar a personalidade do excêntrico e rebelde Mario Balotelli.
Balotelli comemora o segundo golo contra a Alemanha no Campeonato da Europa como se estivesse prestes a iniciar a sua própria versão do haka, a dança maori com a qual a seleção neozelandesa de râguebi ‘intimida’ os adversários antes do início de cada jogo.
Aris Messinis fotografa em Atenas um manifestante enfrentando os polícias durante uma greve geral de 24 horas.
Durante os violentos confrontos entre os polícias e os manifestantes que protestavam contra a visita de Angela Merkel, um homem conseguiu a proeza de arrancar aplausos de quem protestava e de deixar sem saber o que fazer os polícias que malhavam na populaça. Bastou tirar as roupas. John Kolesidis, da Reuters, tirou um dos melhores instantâneos deste protesto.
24 de março: Alexandre Meneghini fotografa o momento em que um cão percorre o caminho que o Papa fará entre os fiéis em Guanajuato, no México.
Existem muitas fotos do acidente do Costa Concordia, mas esta que o italiano Filippo Monteforte captou, a 17 de janeiro, é uma das minhas favoritas.
Adoro que o farol tenha ficado no enquadramento: não só nos transmite o tamanho descomunal daquele navio como a estranheza de o ver assim, derrubado em águas pouco profundas. O contraste entre o vermelho do farol e o cinzento esbranquiçado e desfocado do Concordia faz com que este pareça um navio fantasma – e já o é, na verdade.
Esta é uma foto de um eclipse solar — nada a ver com o fenómeno Super-Lua da imagem anterior, mas não deixa de ser um momento fantástico captado por Ian Hitchcock.
Fonte: Bitaites
Sem comentários:
Enviar um comentário