quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Hoje na História

Morre Jorge VI
6 de Fevereiro 1952

.

O rei Jorge VI da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte sucumbe ao cancro. Segundo filho de Jorge V, Jorge VI subiu ao trono em 1936, quando o seu irmão mais velho, Eduardo VIII, abdicou voluntariamente para se casar com uma norte-americana divorciada, Wallis Simpson.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Jorge VI dedicou-se a elevar a moral britânica, visitando zonas destruídas pelos bombardeamentos e áreas afectadas pela guerra.

Ele e sua mulher, Elizabeth, foram elogiados por permanecer durante a guerra no Palácio de Buckingham, apesar dos estragos causados pelas bombas, e apesar de um lugar escondido no campo lhes tivesse proporcionado muito mais segurança.

Jorge VI realizou uma série muito importante de discursos na rádio para manter a moral elevada, para o que teve de superar um problema de pronunciação. A saúde do rei deteriorou-se em 1949, mas continuou com as suas obrigações de Estado até à morte, em 1952.

Herdou o trono a sua primeira filha, coroada como rainha Isabel II, a 2 de Junho de 1953.


Bélgica torna-se um Estado federal
6 de fevereiro de 1993


A 6 de fevereiro de 1993, a Bélgica iniciou a sua conversão a Estado Federal. A sua organização baseou-se no estabelecimento de um único estado, onde se juntam três regiões: Flandres, Valónia e Bruxelas.

A sede é inaugurada em Bruxelas, e são instituídas três comunidades linguísticas: flamenca, francesa e germanófona. As regiões flamenca e valona estão subdivididas em entidades administrativas mais pequenas, denominadas por províncias.

Foi determinado igualmente que os conflitos entre os diferentes órgãos seriam resolvidos pelo Tribunal de Arbitragem, permitindo um acordo entre as diferentes culturas para que pudessem conviver em paz.

O nível mais alto desta organização é o Governo federal que dirige os assuntos externos, as ajudas ao desenvolvimento, a defesa, a polícia, a gestão da economia e o bem-estar social, controlando mais de 90% de todos os impostos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha