quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Aprenda a comer flores (!) (?)


Se acha que as flores ficam bem no seu jardim, na varanda ou mesmo na jarra da sua casa, agora vai poder tê-las no... prato. Já muito conhecidas no nosso país, as flores comestíveis ganham cada vez mais adeptos e, garanto-vos, são deliciosas!

Flores comestíveis? Onde as posso usar?

As receitas proliferam pela Internet e pode facilmente inspirar-se em pratos exóticos ou mais simples. As saladas são sempre uma boa opção mas também as poderá utilizar em conjunto com outras verduras, em bolos e biscoitos, em sobremesas e gelados, e mesmo aventurar-se num "doce de flores" (os mais conhecidos são doce de lavanda, rosas e violetas e, comprovo, são uma delícia!). Numa forma mais simples, mas também fantástica, é apenas utilizá-las para decoração de pratos e sobremesas. Afinal, os olhos também comem, certo?

Quais as flores comestíveis mais comuns?

A panóplia de flores comestíveis é vasta e colorida. Deixo-lhe apenas alguns exemplos:

Lavanda - chá, biscoitos, cheesecakes, tortas ou como adição ao molho vinagrete para temperar saladas. Com alguns tons cítricos pode adicionar a muitos cozinhados.

Violetas - para além do óbvio poder decorativo, as violetas podem ser utilizadas numa ampla variedade de cozinhados (diria mesmo que será das mais utilizadas) tanto doces como salgados. Experimente a "viola adorata" em geleia de violeta ou na manteiga!

Amores-perfeitos - uma das minhas favoritas. Primeiro porque acho lindos e delicados, depois, porque com o seu sabor ligeiramente adocicado vão otimamente em sobremesas e saladas de frutas!

Rosas - falo obviamente apenas das pétalas, rejeite tudo o resto. Especialmente em sobremesas e para decoração de saladas. E a água de rosas que a nossa avó usava já tinha propriedades fantásticas! Use-a também para limpar o rosto à noite!

Malmequer - especialmente em saladas. Não utilize os malmequeres tingidos das floristas!

Dente de leão - com um sabor doce, parecido com o mel, as flores jovens são ótimas em saladas. Quando secares, use a folha para fazer chá.

Quais as que não posso comer de certeza?

Dentro das flores venenosas as que vai querer manter apenas na jarra contam-se os lírios do vale e os narcisos, mas há muito mais. Aprenda a reconhecê-las e, mais uma vez, na dúvida, não coma. Evite também flores de tomate, espargos, beringela e batata. São potencialmente prejudiciais (apesar de terem origem em vegetais).

Evite igualmente consumir flores que sejam adquiridas em floristas - normalmente têm pesticidas ou outros produtos químicos.

É seguro mantê-las no frigorífico até ao máximo de uma semana depois de as colher. Após esta data, rejeite-as.

Se ficou com a sensação de que aprendeu muito pouco com a explicação acima... é normal. Sendo um elemento novo na nossa alimentação e que aporta alguns riscos, é preferível saber um pouco mais sobre o assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha