São colégios privados, totalmente financiados pelo estado, ou seja, pagos por todos nós. Só este ano receberam de financiamento qualquer coisa como 25 milhões de euros.
Foram construídos de Norte a Sul do país, onde supostamente as escolas públicas já não podiam receber mais alunos. Mas, na realidade, o que uma equipa da TVI encontrou no terreno é completamente diferente. Foram encontrar escolas públicas subaproveitadas, com salas vazias, à espera de alunos que foram transferidos para os colégios privados.
O «Repórter TVI» mostra também um retrato do que se passa nesses colégios, com professores a serem ameaçados de despedimento, denúncias de manipulação de notas, professores que se sujeitam a humilhações. Ao todo são 26 colégios, todos do Grupo GPS, que tem como consultores deputados e ex-Secretários de Estado que depois de deixarem o cargo, passaram a trabalhar para o grupo.
«Dinheiros Públicos, Vícios Privados» é uma reportagem da jornalista Ana Leal, com imagem de Gonçalo Prego e montagem de Miguel Freitas. Esta reportagem foi emitida ontem, segunda-feira, no «Jornal das 8».
Fonte: TVI
Uma vergonha!!
ResponderEliminar