quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Facebook: Graph Search

Após muito se especular sobre o que iria o Facebook apresentar no evento desta terça-feita, eis que a rede social mais popular do mundo anuncia algo completamente diferente ao esperado pela maioria.

Não foi apresentado nenhum Facebook Phone, mas sim o Graph Search, uma fucnionalidade que irá permitir ao utilizador pesquisar sobre diversas coisas acerca dos seus amigos, locais, fotos e interesses.


Numa constante tentativa de colocar o mundo mais ligado, o Facebook apresentou o Graph Search, uma ferramenta que lhe indica várias informações acerca dos seus amigos, tais como os seus interesses, locais onde foram, restaurantes, fotografias, etc… Pode ainda relacionar todos estes filtros.

De momento o Facebook tem mais de mil milhões de utilizadores, mais de 240 mil milhões de fotos e mais de um bilhão de ligações.

Mas então o que é o Graph Search?

Comecemos pelo logo, tipicamente de cor azul, tem três círculos, cada um com uma linha, que se ligam e formal um triângulo, simbolizando as ligações no Facebook.


O Graph Search está disponível a partir de hoje, mas apenas para alguns utilizadres dos Estados Unidos, pois ainda se encontra numa fase Beta.

Pode entretanto testar este serviço no site do Graph Search e reservar já o seu lugar de espera, registando-se.

Veja neste vídeo, uma demostração do que é o Graph Search:



Com esta nova ferramenta, poderá pesquisar tudo que esteja relacionado com os seus amigos, assim como amigos destes.

O Graph Search apresenta-lhe uma favorável barra de pesquisa no topo de cada página, sendo que de cada vez que pesquise algo, o Facebook dar-lhe-á sugestões do que poderá pesquisar, por exemplo, basta escrever “Amigos” que o motor lhe indica várias sugestões como “…que gostam de passear; …que gosta de ouvir música”, entre outros.

Após clicar em Pesquisar, aquilo pelo qual pesquisou será o título dessa mesma página.


Durante o evento, Zuckerberg explicou ainda qual a diferença entre a Web Search e este Graph Serach.

A Web Search está preparada para pesquiser acerca de determinadas palavras-chave fornecidas pelo utilizador, como ‘tecnologia’. Por sua vez, o Graph Search pesquisa acerca de frases ou combinação de frases, como “Amigos meus que vivem em Nova Iorque e gostam de Queen”.

Esta pesquisa dará acesso a pessoas, fotografias, interesses etc.. que tenha sido partilhado no Facebook.

Praticamente é um browser do Facebook!


Outra diferença é que os dados contidos no Graph Seach provêm do Facebook, e foram partilhados com determinadas pessoas, sendo que muitos conteúdos não são públicos, mas somente visíveis para amigos.

Aqui já muitos devem estar a pôr em questão a privacidade…

Bem, mas durante o evento, e todas as explicações que se deram, tudo indica que a privacidade está assegurada, sendo que esta é uma das principais prioridades de Zuckerberg e restante equipa neste projecto.

Assim sendo, por muita informação que esteja contida no Google Search, o utilizador apenas poderá visualizar a que os restantes colocaram como sendo pública. As informações e conteúdos partilhados somente com amigos, serão apenas visualizadas, no Graph Search, por esses mesmos amigos.


Hoje ficou disponível a versão Beta, mas somente para para alguns utilizados do EUA, ainda assim algumas funcionalidades não está ainda disponíveis, mas ficarão nos próximos meses.

O que pode pesquisar no Graph Search? Alguns exemplos:
Pessoas: “amigos que vivam na minha cidade”; “pessoas da minha localidade que gostem de rock”.
Fotografias: “Fotografias que gosto”; “Fotografias dos meus amigos, anteriores a 1999”; “fotografias em nova iorque”.
Locais: “Restaurantes em Viseu”; “Cidades visitadas pela minha família”.
Interesses: “Música que os meus amigos gostam”; “Filmes que as pessoas gostaram e que eu também goste”; “Línguas que os meus amigos falam”.


Para utilizar na totalidade, teremos que aguardar alguns dias, mas registe-se na lista de espera no site do Graph Search.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha