quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Google dá novas funcionalidades às suas ferramentas de produtividade

As ferramentas de produtividade da Google para criação de documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações passaram a ter uma nova designação e a ser também disponibilizadas em formato de app, para aceder através do browser Google Chrome.

As três ferramentas, anteriormente designadas por Document, Spreadsheet e Presentation, respetivamente, passaram a ter a designação de Docs, Sheets e Slides e a estar disponíveis individualmente em forma de apps, permitindo que o utilizador as possa usar através do Chrome.

A integração das ferramentas, aplicações e serviços dentro do ecossistema Google é uma certeza. Conseguimos sempre ter acesso às funcionalidades que necessitamos e forma integrada e sem que tenhamos a noção de estar a “saltar” entre serviços.

Uma mostra dessa integração é a forma como o Chrome permite que tenhamos acesso a determinadas WebApps e forma directa e até em modo offline. A Google disponibilizou agora novas WebApps que nos dão acesso direto à sua suite de produtividade.
Ao disponibilizar esta WebApps para o Chrome a Google consegue libertar os utilizadores da necessidade de acederem ao Drive para criarem novos documentos. Basta clicarem no ícone do tipo de documento que pretendem criar e são direccionados directamente para um novo documentos.

Claro que estes novos documentos ficam de imediato gravados no Google Drive e podem ser acedidos posteriormente para continuação da edição.
Assim, passamos a ter disponíveis as aplicações Documentos, Folha de Cálculo, Diapositivos e Desenhos. Devem ter reparado que os nomes destas aplicações foram também alterados para que sejam mais facilmente identificáveis. Para complementar o lote a Google disponibilizou para o Chrome o acesso directo aos Formulários, Apps Script e Fusion Tables.
Mais uma vez a Google mostra que consegue melhorar de forma muito simples as funcionalidades do seu browser e dos seus serviços recorrendo a uma das pedras basilares deste, as WebApps.

Quem utiliza o Chrome, como eu, pode agora instalar estas novas WebApps, nos links disponibilizados abaixo, integrando de forma ainda mais completa o Chrome e a suite de produtividade da Google, agora conhecida como Google Drive e obtendo uma experiência de utilização ainda mais completa.

Download: Documentos
Download: Folha de Cálculo
Download: Diapositivos
Download: Desenhos
Download: Formulários
Download: Apps Script
Download: Fusion Tables
Homepage: Google Drive

Fontes: Pplware, Sapo Tek

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha