Para o efeito, o grupo Marktest levou a cabo o estudo "Os Portugueses e as Redes Sociais" onde, entre outros resultados, se chegou à conclusão que 95% dos Portugueses têm conta no Facebook.
As redes sociais são hoje um meio de comunicação muito utilizado por todos nós (na maioria), mas também um espaço utilizado pelas empresas e marcas para a promoção dos seus produtos e serviços.
De forma a determinar qual o comportamento dos Portugueses nas Redes Sociais, o grupo Marktest tem realizado vários estudos de mercado.
O estudo procura conhecer hábitos dos utilizadores das redes sociais, os sites que conhecem e que utilizam, quais as funcionalidades que mais valorizam, a frequência com que acedem aos sites e que informação publicam nos mesmos, tal como o tempo que lhes dedicam e com que equipamentos lhes acedem.
O estudo aprofunda ainda a relação existente entre os portugueses e as marcas/empresas que se encontram presentes nas redes sociais, determinado as motivações, interacções, opinião, etc.
Como este é um estudo muito completo, o grupo Marktest disponibiliza apenas alguns resultados, nomeadamente os mais significativos para os utilizadores no geral.
Assim sendo, este estudo concluiu que:
- 95% dos portugueses tem conta no Facebook
- 52% tem conta no MSN/Windows Live
- 39% abandonou uma rede social no último ano
- 15% visita sites de redes sociais assim que acorda
- 24% acha que dedica demasiado tempo a sites de redes sociais
- As fotos são o tipo de conteúdo mais partilhado
- 62% segue marcas nas redes sociais
A presença das empresas e marcas nas redes sociais é entendida como muito importante
Ainda sobre os resultados, este estudo concluiu que o Facebook é, sem dúvida alguma a rede social mais acedida em Portugal, sendo o Twitter aquela que tem menos utilizadores.
Nos ultimos 12 meses, 60.9% dos utilizadores indica que não deixou de utilizar nenhuma rede social, ao contrário de 39.1% que afirma ter deixado.
Relativamente às funções das redes sociais, os utilizadores afirmam que estes serviços são utilizados essencialmente para Enviar/Receber mensagens, utilizar o chat e para comentar publicações de amigos.
Este estudo foi conseguido através de 826 entrevistas a individuos com idades compreendidas entre 15 e 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores das redes sociais. A recolha de informação foi realizada em Setembro de 2012.
Pode aceder ao folheto informativo do estudo aqui.
Fonte: Pplware
Sem comentários:
Enviar um comentário