- A Alemanha tem uma experiência de muitas décadas de ensino vocacional dual.
- A Alemanha tem uma das mais baixas taxas de desemprego jovem da UE.
Para que o ensino vocacional sirva os interesses dos alunos e do país é preciso:
- Começar cedo. Na Holanda é aos 13 anos. É a altura mais indicada: à saída do ensino elementar de 6 anos.
- De frequência recomendada para alunos com um perfil vocacional que os afasta da via de ensino de tipo liceal.
- Permitir a intercomunicabilidade entre as vias de ensino.
- Dar acesso preferencial ao ensino secundário vocacional e ao ensino superior politécnico.
- Não pode ser menos exigente do que a via regular (liceal).
- A dimensão técnica e prática (formação vocacional) deve ser assegurada por formadores com conhecimentos técnicos e forte ligação a empresas. Essa ligação deve passar por momentos de prática simulada e estágio em empresas.
- A componente de formação geral - Matemática, Português e Inglês - deve estar assegurada e cumprir os programas da via "regular" de modo a permitir a comunicação entre vias de ensino e o prosseguimento de estudos.
Fonte: ProfBlog
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