domingo, 11 de março de 2018

Legislação e Informações Gerais (3)


Publicado em Diário da República


Resolução do Conselho de Ministros n.º 22/2018 - Diário da República n.º 47/2018, Série I de 2018-03-07

Presidência do Conselho de Ministros
Cria o Centro de Competências Digitais da Administração Pública.

Decreto-Lei n.º 15/2018 - Diário da República n.º 47/2018, Série I de 2018-03-07

Educação
Aprova o regime específico de seleção e recrutamento de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança.

Decreto-Lei n.º 16/2018 - Diário da República n.º 47/2018, Série I de 2018-03-07

Educação
Cria o grupo de recrutamento da Língua Gestual Portuguesa e aprova as condições de acesso dos docentes da Língua Gestual Portuguesa ao concurso externo de seleção e recrutamento do pessoal docente.


Informações Gerais



VII Conferência Internacional: Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE)

Esta conferência tem como objetivo proporcionar aos profissionais de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares a partilha de experiências e conhecimentos, contribuindo e estimulando a investigação e o desenvolvimento de práticas.
Realiza-se nos dias 04 e 05 de maio, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria.
Encontra-se a decorrer a chamada para a participação com artigos, relatos e posters no âmbito da Conferência Internacional, que poderão ser submetidos até ao dia 18 de março.

Workshop: Plasticologia Marinha

No próximo dia 10 de março, o Oceanário de Lisboa promove um workshop para professores sobre "Plasticologia marinha".
Esta sessão, certificada como ação de formação de curta duração, tem como objetivo alertar os seus participantes para a problemática do plástico no oceano.
Os professores e educadores vão também poder levar estes conceitos para as salas de aula, através de ferramentas pedagógicas adequadas, e contribuir para a mobilização e consciencialização dos alunos para a necessidade de redesenhar a sua relação com o plástico e, por conseguinte, contribuir para a conservação do oceano.

Conferência | O Ensino da Dança: Desafios e Perspetivas

Nos próximos dias 16 e 17 de março, nas instalações dos Estúdios Victor Córdon, em Lisboa, realiza-se a primeira edição das Conferências Anuais Encontros para o Futuro, dedicada ao tema: " O Ensino da Dança: Desafios e Perspetivas", com a colaboração da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa.
Dirigida a diretores, professores de escolas de dança, investigadores, pedagogos e alunos finalistas e do ensino superior ligados à dança, esta conferência tem como objetivo promover e fomentar a reflexão conjunta e inclusiva, trabalhando as evidências e exigências do percurso de um profissional da área, estado da arte, condições específicas e desafios da disciplina da dança em Portugal.

Concurso da Sociedade Europeia de Genética Humana (ESHG) 2018 | Dia do DNA

A Sociedade Portuguesa de Genética Humana, congénere da European Society of Human Genetics (ESGH), vem associar-se a este evento, com o objectivo de incentivar a participação dos estudantes portugueses do ensino secundário, entre os 14 e os 18/19 anos de idade.
Este concurso realiza-se no âmbito das atividades do Dia Europeu do DNA e a submissão de trabalhos pode ser etuada até ao dia 25 abril.
Consulte o website para aceder às regras e às questões a concurso.

Seminário: Ensino Superior em Portugal, uma estratégia para o futuro


O Conselho Nacional de Educação organiza, no seu auditório, no próximo dia 19 de março, o seminário "Ensino Superior em Portugal, uma estratégia para o futuro", que conta com as participações de autores de alguns dos estudos e reflexões publicados em Portugal.
O encontro pretende, ainda, promover o debate sobre as principais conclusões e recomendações resultantes do relatório da OCDE Review of the Tertiary Education, Research and Innovation System in Portugal.

Museu Nacional de História Natural e da Ciência | O mundo em qu'estão", oferta educativa 2017-2018

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) em colaboração com as famílias e com as escolas, pretende motivar os jovens para uma atitude de curiosidade orientada para a compreensão e o fascínio pela ciência e, em particular, da descoberta da natureza e a necessidade da sua proteção, através da iniciação ao método e práticas do conhecimento científico e universitário.
Para marcar visitas ou atividades, contate os serviços.

Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento - 2018


O concurso de bolsas de 2018 apoia investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver trabalhos de investigação para a obtenção do grau académico de Doutor.

As candidaturas devem ser submetidas eletronicamente, utilizando o formulário disponível, até ao dia 28 de março, no portal de concursos a bolsas. Cada candidato poderá apresentar apenas uma única candidatura.

V Encontro Internacional TIC e Educação

A Comissão organizadora do ticEduca2018 convida a comunidade a submeter propostas ao V Encontro Internacional TIC e Educação, este ano sob o tema Technology Enhanced Learning | Aprendizagem enriquecida com tecnologias.
Este encontro realiza-se em Lisboa, nas instalações do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 6, 7 e 8 setembro.
Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação.
As submissões das propostas, decorrem até ao dia 18 de março.

Fonte: CIREP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha