quarta-feira, 21 de março de 2018

É hora de rever a informação que partilha no Facebook

O mais recente escândalo que está a atingir o Facebook mostrou como é simples que as empresas e aplicações consigam acesso aos dados dos utilizadores, sem que muitas vezes estes tenham conhecimento e consciência deste facto.
Como seria esperado, existe uma forma simples de rever e controlar essas opções, barrando o acesso a esses dados e à informação a que as apps têm acesso. É hora de rever as configurações e a informação partilhada, e hoje explicamos como o podem fazer.



Qualquer utilizador típico tem o hábito de aceitar todos e quaisquer pedidos de acesso a informação das apps que usam no Facebook, quer seja para autenticação quer para outros propósitos. Isto é naturalmente errado e leva a que surjam situações onde a informação mais sensível está a ser partilhada ou que tenham dado permissões que não fazem sentido.

O Facebook dá aos utilizadores as ferramentas necessárias para fazer este controlo, permitindo não apenas a sua eliminação, mas também uma configuração mais fina. Vamos ver como se podem proteger no Facebook e aumentar a privacidade daquilo que partilham com terceiros.
As apps que estão associadas ao seu Facebook

O foco destes problemas está mesmo nas apps que associaram. O Facebook tem nas suas definições uma área dedicada a estas apps. Podem aceder a Definições e depois a Apps. O link direto para esta área é este.


Aqui podem ver a lista completa das Apps acessíveis e obter mais informação sobre qualquer uma delas. Podem também eliminar o acesso ou alterar os dados acedidos.
Rever os dados a que estas apps acedem

O primeiro passo é mesmo ver a informação e os dados a que cada uma dessas apps pode aceder. Ao passarem com o cursor do rato por cima de qualquer uma delas, podem ver a opção de editar. Devem carregar no lápis e abrir a edição dos dados.


Da lista de informação apresentada podem controlar, de forma fina, o que querem partilhar. Para além da informação obrigatória, podem também ver outra adicional e que está a ser enviada.

Para cada um dos diferentes itens só precisam de remover a opção para que os dados deixem de ser partilhados no futuro. Lembrem-se que parte desta informação já foi partilhada e apenas não será atualizada no futuro.


No final, e para terminar as alterações que efetuaram em cada uma das Apps, devem escolher a opção Guardar.
Eliminar o acesso às apps que já não usa

Mas, tal como podem alterar a informação partilhada, é também possível remover Apps que já não utilizam e que não necessitam de ter acesso a toda a informação e possibilidades de interação no Facebook.


Para remover as Apps que não querem ter ativas só precisam de carregar no X que surge quando passam com o cursor do rato em cima de cada uma das Apps. Será pedida a confirmação, que devem aceitar.
Os dados que os outros podem partilhar sobre si

Algo que muitos não conhecem é que, para além dos utilizadores poderem partilhar informação sobre si, também os seus amigos o podem fazer. O Facebook também permite que controlem essa informação, algo que devem validar e definir.


Para alterar os dados que os vossos amigos podem partilhar, devem procurar a opção Aplicações que outros utilizam, que está no separador Apps das Definições. Alterem os dados e no final escolham a opção Guardar.
Descarregar uma cópia dos dados que o Facebook tem sobre si

Por fim, e para controlarem o que o Facebook sabe sobre vós e o que têm acumulado ao longo dos anos, é possível descarregar uma cópia dos seus dados do Facebook. Procurem o separador Geral e, no final, vão encontrar a opção Descarrega uma cópia dos teus dados do Facebook.


Devem seguir os passos apresentados e, no final, será enviado para o email do utilizador um link para descarregar esses dados. Vão encontrar dentro dessa cópia de segurança as vossas publicações, as fotos partilhadas e muita informação adicional.

Esta é uma validação que devem fazer periodicamente e que vos permite estar mais protegidos contra a recolha indevida e, por vezes, inconsciente dos dados que têm no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha